Mais de 15 mil mesários contribuem com as Eleições 2022 no Tocantins
Auxiliares da JE atuaram nas 3.957 seções eleitorais de todo o estado

Com o objetivo de atender a eleitoras e eleitores em todo o Tocantins, no domingo de eleições (2/10),15.828 mesárias e mesários atuaram nas 3.957 seções eleitorais do estado. Auxiliares da Justiça Eleitoral, em sua maioria voluntários, os membros das mesas receptoras de votos prestam um importante serviço à democracia.
Em cada seção eleitoral, quatro mesários atuam. Cabe ao presidente da Mesa manter a ordem no recinto, autorizar os eleitores a votar, receber reclamações dos delegados de partidos políticos e cuidar dos materiais usados nos trabalhos. Já o mesário escolhido como Secretário distribui as senhas de votação, organiza a fila de eleitores e lavra a ata da mesa receptora; e o 1º e 2º mesários cuidam da identificação dos eleitores e da entrega dos comprovantes de votação.
Neuzivania Ribeiro Dias é mesária há mais de 15 anos e faz questão de ser voluntária. “Comecei como 1ª mesária, depois 2ª mesária e já faz algum tempo que eu sou presidente de mesa. Eu acho muito importante esse meu papel junto à sociedade. E eu faço questão de vir todo ano, em todas as eleições prestar essa contribuição”, afirma.
Já Gisele Lisboa começou a ser mesária em Paraíso do Tocantins, há 17 anos; nestas eleições, estreou como mesária em Palmas. “Eu acho muito importante a gente poder contribuir com a democracia porque é o nosso país que está em jogo. Nós, como voluntários , podemos sempre ajudar.”
“Decidi ser mesário para ajudar o nosso Brasil, pois, assim contribuímos para a democracia do país. É uma satisfação”, complementou Wanderson Pereira da Silva.
OBJETIVO ESTRATÉGICO
1 - Aprimorar mecanismos de governança.
Paulo Gualberto – estagiário Ascom/TRE-TO