Pesquisa: índice de satisfação do eleitor com a qualidade dos serviços prestados pela JE-TO no 1º turno de 2022 é de 80%
Índice foi obtido por meio de pesquisa realizada no dia da votação, 2 de outubro, com 1,5 mil eleitores.

Funcionamento da urna eletrônica, Sigilo e Privacidade no momento de votar. Estes são os dois itens melhor avaliados no quesito “qualidade dos serviços prestados no local de votação”, conforme pesquisa realizada pela Justiça Eleitoral do Tocantins, no dia 02 de outubro, 1º turno das Eleições Gerais 2022. O índice geral de satisfação do eleitor com o trabalho da Justiça Eleitoral é 80%.
A Pesquisa de Satisfação do Eleitor 2022 ouviu 1.549 pessoas em 24 diferentes locais de votação, distribuídos em oito cidades do estado (Palmas, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis, Dianópolis, Goiatins, Alvorada, Araguacema e Araguaína). Realizada em anos eleitorais, a pesquisa visa avaliar o grau de satisfação dos eleitores em relação aos serviços prestados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE - TO) no dia das eleições.
De acordo com o assessor de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade do TRE-TO, José Paiva, o levantamento é uma entrada para outros trabalhos de avaliação das eleições e também para o planejamento das eleições de 2024. “Essa é uma impressão inicial cujos resultados das pesquisas serão analisadas por todas as áreas pertinentes em reuniões de análise estratégica, análise crítica e durante o processo de avaliação das eleições”, explicou.
Qualidade dos serviços prestados
A média geral de satisfação dos eleitores neste quesito foi de 8,3 (nota de 0 a 10). O questionário contemplou perguntas acerca da percepção do entrevistado sobre a qualidade geral dos serviços prestados nos locais de votação, com análise de atributos como: confiança no trabalho realizado pela Justiça Eleitoral e na urna eletrônica, transparência, segurança e agilidade e conhecimento sobre o papel da Justiça Eleitoral.
Dentre nove pontos considerados, a melhor avaliação ficou com o item “sigilo e privacidade no momento de votar”, que obteve nota 8,8. Em seguida, está o funcionamento da urna eletrônica, com 8,6 pontos - empatado com os ítens “conservação e limpeza dos locais de votação” e "distância do local de votação da sua residência”.
Confiança
No quesito confiança, para 74,8% dos entrevistados o trabalho da Justiça Eleitoral pode ser considerado confiável , sendo que 66,3% dos entrevistados afirmaram confiar na urna eletrônica.
Satisfação
Quando perguntados sobre os itens que consideram mais importantes para a satisfação com a Justiça Eleitoral, os entrevistados responderam que a confiança nos serviços da Justiça Eleitoral é o que mais importa (65,3%), seguido da transparência (60%) e segurança do processo eleitoral (41,2%). No requisito serviços, foram apontados como importantes: agilidade no atendimento (65,7%), tempo de espera para votar (57,6%) e acessibilidade (41,7%).
Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO