Ação de combate à desinformação passa por 32 municípios e alcança mais de 1,5 mil tocantinenses

A iniciativa faz parte do projeto Democracia: Diálogo e Transparência, realizado pelo TRE-TO.

Foto do Presidente do TRE-TO, Desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, durante a edição do pro...

“Com diálogo e transparência fortalecemos a democracia”, destacou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) ao abrir a última edição do projeto Democracia: Diálogo e Transparência - expedição zonas eleitorais, nesta sexta-feira (16/9), em Miracema do Tocantins. A ação percorreu 32 cidades do estado nos últimos dois meses, alcançando mais de 1,5 mil pessoas em eventos sobre a segurança do processo eleitoral.

Conforme destacou o presidente do TRE-TO, o bate-papo promovido pela Justiça Eleitoral busca aproximar a JE da sociedade, de modo a levar informação oficial e reduzir os efeitos da desinformação nas eleições. “Esse projeto, como o próprio nome diz, prioriza o diálogo, a conversa; a transparência, que é a luz, a clareza nas informações; e a democracia. Democracia, segundo Aristóteles, é o governo do povo, pelo povo e para o povo. Vivemos em um país democrático, onde todos os candidatos são eleitos diretamente pelo povo”, disse Maia Neto à plateia do evento em Miracema, composta por jovens que irão votar pela primeira vez, educadores, servidores públicos e representantes da Polícia Militar, Adapec e Câmara Municipal. 

Faltando apenas duas semanas para as eleições, o magistrado ainda alertou os presentes sobre a importância do voto e a liberdade de escolha. “Votem com consciência; no dia 2 de outubro, vamos decidir o futuro do nosso estado e do nosso país. Estudem, analisem os candidatos, formem sua opinião e votem com independência, em quem você quiser votar, com responsabilidade”, disse o presidente do Tribunal.

Anfitrião do evento, o juiz eleitoral da 5ª ZE, Marco Antônio Silva Castro, também reforçou a importância da democracia e destacou a seriedade do trabalho realizado pela Justiça Eleitoral. “É muito importante repassar toda a segurança do processo eleitoral. Estamos bem próximos das eleições e combater a desinformação contribui para a realização de um pleito tranquilo”, afirmou. 

Balanço

O projeto Democracia: Diálogo e Transparência é uma ação coordenada pela Comissão Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TRE-TO. A ação visa a realização de eventos com os mais diversos públicos para levar informação oficial sobre o processo eleitoral e destacar os principais mecanismos de segurança do sistema de votação eletrônica. 

Em agosto, foi dado início a uma expedição pelas zonas eleitorais do Tocantins para levar a ação ao interior do estado. Ao todo, 32 cidades foram visitadas com 34 eventos realizados e cerca de 1,5 mil pessoas alcançadas. 

“Esse foi um projeto que nasceu com objetivo de levar informações ao maior número de pessoas  possível e percorremos todo o estado com as apresentações. É uma ação que deu muito certo e que está colhendo ótimos resultados”, avaliou a presidente da Comissão, juíza membro do TRE-TO, Ana Paula Brandão Brasil. 

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:

2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública

3 - Fomentar a educação política da sociedade

Paula Bittencourt (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido