Ação sobre segurança e confiabilidade das urnas eletrônicas alcança cerca de 250 pessoas nesta terça-feira, 6

Iniciativa da Justiça Eleitoral do Tocantins faz parte do Projeto Democracia: Diálogo e Transparência

Projeto Democracia: Diálogo e Transparência

Em expedição pela região norte do estado, a Justiça Eleitoral do Tocantins passou pelos municípios de Araguaína, Filadélfia e Axixá, nesta terça-feira (6/9), com o projeto Democracia: Diálogo e Transparência. Ação tem o objetivo de promover  a conscientização sobre a segurança do processo eleitoral e combater a desinformação por meio de ações que dialoguem com a sociedade.

Os eventos contaram com a participação de representantes do Executivo municipal e estadual, vereadores, representantes das forças de segurança (Polícias Federal, Militar, Civil e Bombeiros Militar), professores e alunos da rede pública de ensino, representantes do Ministério Público, de partidos políticos, candidatos, lideranças religiosas, além da comunidade em geral. 

Nos três municípios, durante o bate papo com os participantes, foram  apresentadas pela equipe do TRE-TO todas as etapas do processo eleitoral, com detalhamento dos principais mecanismos de segurança do processo eletrônico de votação, dos sistemas informatizados e tecnologias utilizadas, detalhando o passo a passo da votação, apuração e totalização do resultado da eleição. Na oportunidade, foi explicado sobre a segurança e inviolabilidade das urnas eletrônicas, ressaltando que o equipamento não possui conexão com rede de comunicação/internet e funciona exclusivamente com sistemas da Justiça Eleitoral, o que impossibilita qualquer ataque cibernético aos votos registrados e garante a inviolabilidade do equipamento.

Repercussão 

Presente no evento em Araguaína, município sede da 1ª e 34ª Zonas Eleitorais, o advogado David Sadrack ressaltou que esses esclarecimentos à comunidade são muito importantes para o enfrentamento à desinformação relacionada ao processo de votação. “O TRE Tocantins está de parabéns por estar promovendo essa ação de combate à desinformação do nosso processo eleitoral; e a OAB  chancela essas informações aqui repassadas, a fim de colaborar com a higidez do processo eletrônico de votação”, pontuou.

Em Axixá, município da 11ª Zona Eleitoral de Itaguatins, a ação do projeto Democracia: Diálogo e Transparência ocorreu no Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior e contou com a presença do juiz eleitoral da 11ª ZE de Itaguatins, Jefferson David Asevedo Ramos, e do chefe de cartório Adielson Gonçalves. O evento foi acompanhado por cerca de 190 alunos e professores da unidade escolar.

"Eu achei a palestra de suma importância e muito esclarecedora, pudemos entender todos os pontos abordados e creio eu que não ficou nenhuma dúvida porque foi tudo bem explicado", destacou o aluno Ray Borges de Almeida.

Já em Filadélfia, sede da 8ª Zona Eleitoral, a edição do projeto foi realizada no plenário da Câmara Municipal. Participando do evento, o presidente da Casa Legislativa, vereador João Oliveira de Matos, ressaltou as vantagens da votação eletrônica para o processo eleitoral. "A urna eletrônica concretiza a vontade do eleitor, ela traz o resultado da vontade do povo; a urna eletrônica é segura, confiável e traz transparência e rapidez para o processo de votação", frisou o parlamentar.

Programação

Ainda neste mês de setembro, entre os dias 13 e 16, mais três Zonas Eleitorais receberão atividades do projeto - Formoso do Araguaia (15ª ZE), Natividade (19ª ZE) e Miracema do Tocantins (5ª ZE).

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS: 

2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade;

Eva Bandeira e Gilsiandry Carvalho (Ascom TRE -TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido