Mecanismos de segurança das urnas eletrônicas são destacados em ação da JE-TO em Formoso do Araguaia

Iniciativa integra o projeto Democracia: Diálogo e Transparência.

Imagem colorida de participantes assistindo a palestra no plenário da Câmara

Em mais uma edição do projeto Democracia: Diálogo e Transparência, a comunidade de Formoso do Araguaia, município sede da 15ª Zona Eleitoral, participou nesta terça-feira (13/09) de bate-papo sobre os mecanismos de segurança do processo eletrônico de votação, com foco nas urnas eletrônicas e as principais  tecnologias utilizadas nas Eleições. O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal e contou com a participação de vereadores,  pastores, advogados, mesários, representantes da Polícia Militar, servidores públicos municipais e estaduais. 

Recebendo o evento, o juiz eleitoral da 15ª ZE, Valdemir Braga, falou da importância da aproximação da Justiça Eleitoral com o cidadão para fortalecer a transparência e a confiança no processo eletrônico de votação. "O diálogo ele enseja a transparência; e a transparência não é só não ter o que esconder, mas sim levar o conhecimento à população, é permitir que a população questione, participe e que tire suas dúvidas. É através desse diálogo que a Justiça Eleitoral proporciona a transparência e, assim, temos uma efetiva democracia", frisou o magistrado.

Na programação em Formoso do Araguaia, o chefe da Seção de Redes e Segurança do TRE-TO, José Neto Carneiro, falou da missão da Justiça Eleitoral do Tocantins em "garantir a legitimidade do processo eleitoral para fortalecer a Democracia" e apresentou as principais tecnologias utilizadas no processo eleitoral, explicando que todas as etapas são auditadas e verificadas. Ainda durante o bate-papo interativo, José Neto demonstrou aos participantes todos os mecanismos de segurança das urnas eletrônicas, que possuem projeto e concepção específicos para a Justiça Eleitoral, não são conectadas em rede de comunicação/internet e funcionam exclusivamente com sistemas da Justiça Eleitoral. 

Participando do diálogo promovido pela JE,  o vereador Dijalma Sousa ressaltou a evolução das urnas eletrônicas ao longo de quase 30 anos. "É muito importante esses esclarecimentos trazidos pela Justiça Eleitoral; oportunidade de tirarmos dúvidas e reforçarmos a segurança do processo de votação através das urnas eletrônicas; estou certo de que teremos uma eleição transparente e segura, onde a vontade do eleitor será concretizada nas urnas", afirmou o parlamentar.

Programação

Ainda nesta semana, dia 14/09 as atividades do projeto acontecerão em Natividade (19ª ZE), às 9h, no auditório do Fórum; e dia 16/09 às 9h, em Miracema do Tocantins (5ª ZE), na Câmara Municipal.  

Objetivos Estratégicos: 

2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade;

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido