População de Tocantinópolis recebe três edições do projeto Democracia: Diálogo e Transparência

A ação de conscientização sobre a segurança e transparência do processo eletrônico de votação alcançou mais de 100 pessoas

Projeto Democracia: Diálogo e Transparência na Câmara Municipal de Tocantinópolis

Com três edições do Protejo Democracia: Diálogo e Transparência, mais de 100 pessoas puderam tirar suas dúvidas sobre a segurança e transparência do processo eletrônico de votação em Tocantinópolis, região do Bico do Papagaio. Os eventos promovidos pela 9ª Zona Eleitoral nos dias 5 e 6 de setembro contaram com a participação de Policiais Militares e alunos em formação, advogados, servidores públicos, professores, estudantes e comunidade em geral.

Durante as apresentações do projeto, o secretário de Tecnologia da Informação, Valdenir Borges Junior, detalhou os principais mecanismos de segurança do processo eletrônico de votação, que envolve pessoas, procedimentos e tecnologia. “O nosso sistema de votação é o mais seguro do mundo graças a esse tripé, preparado para combater qualquer tentativa de fraude”, afirmou.

Ações
No 5º Batalhão da Polícia Militar, mais de 40 alunos em formação e policiais que irão atuar nas eleições de 2022 puderam tirar suas dúvidas sobre o processo eleitoral. O aluno praça da PM, Felipe Lima da Silva, foi um deles, e afirmou que a palestra foi bastante esclarecedora. “A gente viu todo o processo que envolve a logística e a votação, fomos instruídos acerca da segurança da urna eletrônica e pudemos tirar nossas dúvidas; foi bastante esclarecedora essa palestra, deixou zero dúvidas”, disse.

Para o Major José Luis Cantanhede Coelho, a iniciativa foi uma grande oportunidade de aproximação dos alunos com a Justiça Eleitoral. “Aqui temos alunos ainda muito novos, que vão participar do processo eleitoral e ainda nem são eleitores; este momento está sendo o primeiro contato deles com a Justiça Eleitoral, então foi de muita valia a iniciativa”, disse. “A Polícia Militar de modo geral é quem garante também que o processo eleitoral tenha ainda mais credibilidade, ela é quem garante que o cidadão exerça seu voto e que a urna chegue no seu destino, então temos um papel muito importante no sistema eleitoral brasileiro”, complementou.

Já na Câmara Municipal de Tocantinópolis, a ação do projeto contou com a participação de servidores públicos, advogados, policiais militares e civis, professores, estudantes e comunidade em geral. O vendedor Cristiano Alves foi uma das pessoas que compareceram ao evento para sanar dúvidas. “O que me fez vir aqui foi para esclarecer dúvidas, a gente vê na internet muitas falácias sobre a urna eletrônica e eu quis vir sanar essas dúvidas; agora saio sem nenhum questionamento, pude ver que realmente as urnas são seguras e que podemos sim confiar nas urnas eletrônicas e acredito que teremos resultados bons no final de tudo isso”, disse.

O projeto Democracia: Diálogo e Transparência também foi realizado em um ambiente acadêmico. Na Universidade Federal do Norte do Tocantins – Unidade Babaçu, o professor Jeferson Muniz Alves Gracioli destacou a relevância da ação para a sociedade. “É muito importante as pessoas entenderem o processo das urnas e da democracia, e por isso diálogos com a sociedade como este são de grande valia. É perceptível como faz a diferença conhecermos os procedimentos eleitorais e como é relevante tirarmos nossas dúvidas; o evento foi bastante significativo, foram apresentados a vários procedimentos dos quais muita gente tem dúvidas”, avaliou.

Para o chefe de cartório da 9ª ZE de Tocantinópolis, Elias Mesquita, a conscientização da população contribui muito com o trabalho da Justiça Eleitoral. “Levar essas informações nos ajuda bastante porque a partir do momento que as pessoas saem às ruas bem informadas a respeito desse processo, se alguém vier a criar algum tumulto com informações distorcidas, elas já podem atuar como multiplicadoras da fonte oficial, levando as informações corretas adiante, seja para um eleitor, seja para um parente ou amigo”, explicou.

OBJETIVO ESTRATÉGICO
2. Aprimorar mecanismos de transparência pública.
3. Fomentar a educação política da sociedade.

Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido