Segurança: Comunidade de Natividade participa de atividades do projeto Democracia: Diálogo e Transparência

Iniciativa da JE-TO visa o enfrentamento à desinformação

Comunidade de Natividade participa de atividades do projeto Democracia: Diálogo  e Transparência

Seguindo a programação de atividades do projeto Democracia: Diálogo e Transparência, a comunidade de Natividade (19ª Zona Eleitoral) participou nesta quarta-feira (14/09) de um bate-papo interativo sobre segurança do processo eletrônico de votação e confiabilidade das urnas eletrônicas. Iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) visa manter o cidadão bem informado e combater a desinformação por meio de ações que dialoguem com a sociedade.

Durante a programação, a equipe do TRE-TO explicou o passo a passo das auditorias de integridade e autenticidade das urnas eletrônicas, com detalhamento dos principais mecanismos de segurança do processo eletrônico de votação, ressaltando que todos os procedimentos podem ser fiscalizados e acompanhados, tais como ocorrem nas cerimônias públicas, que permitem a toda a sociedade acompanhar o processo de inserção de dados e lacração das urnas para as eleições. Este ano, as cerimônias públicas terão início simultaneamente dia 22 de setembro em todas as 33 Zonas Eleitorais, ocasião em que os partidos políticos, as federações de partidos, as coligações, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil são convocados a participarem da preparação das urnas, conforme estabelece a Resolução 23.669/2021. Qualquer cidadão pode acompanhar.

O juiz eleitoral da 19ª ZE, William Trigílio, reforçou no evento a importância do interesse da sociedade sobre o processo eletrônico de votação e convidou as pessoas que participaram da ação a se tornarem multiplicadores da informação. "A Justiça Eleitoral tem feito esse importante trabalho de aproximação com o cidadão para trazer explicações de como funciona o processo eletrônico de votação; e essa discussão sempre traz pontos positivos, já que debate permite que a gente evolua", pontuou.

Acompanhando o evento com alunos e professores do Colégio Agropecuário de Natividade, o diretor da unidade escolar, Odair José, falou sobre o papel da educação cidadã no fomento à participação ativa da sociedade no processo eleitoral. “Essa palestra é de grande valia tanto para nós que somos eleitores que já participamos de algumas eleições, quanto para os nossos estudantes aqui presentes que estarão votando pela primeira vez. Foi muito bem demonstrado que o processo eleitoral tem uma lisura, que é seguro e que os sistemas utilizados são protegidos contra fraudes, reforçando que existe toda essa preparação e preocupação em garantir a transparência e segurança do voto eletrônico”, ressaltou o educador que atua como mesário.

Também participando do evento, o prefeito de Almas, Wagner Nepomuceno, ressaltou a evolução do processo de votação brasileiro. "A Justiça Eleitoral é uma das instituições mais sérias que existe; e que ao longo dos anos vem se aperfeiçoando para garantir cada vez mais uma votação segura e transparente. A urna eletrônica veio para consolidar que não existe qualquer possibilidade de fraude durante a votação e apuração dos votos", frisou.

Encerrando as expedições pelas Zonas Eleitorais do Tocantins, nesta sexta-feira (16/09) as atividades do projeto Democracia: Diálogo e Transparência serão realizadas em Miracema do Tocantins (5ª ZE), às 9 horas, na Câmara Municipal.

Objetivos Estratégicos:
2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3 - Fomentar a educação política da sociedade;


Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido