Ao assumir no TRE-TO, juíza Silvana Maria Parfieniuk aborda os desafios e destaca ideais e propósitos da magistratura

A magistrada integrante da Corte, também abordou os desafios dos membros do TRE-TO

Ao assumir no TRE-TO, juíza Silvana Maria Parfieniuk aborda os desafios e destaca ideais e propó...
Créditos: Lucas Nascimento/Ascom TRE-TO e Rondinelli Ribeiro/Cecom-TJTO

Ao assumir como integrante efetiva da Corte Eleitoral no Tocantins, a juíza Silvana Maria Parfieniuk elencou, na sessão solene de posse nesta noite de segunda-feira, dia 3/7, suas aspirações e metas no cargo. Em pronunciamento, a magistrada fez inúmeros agradecimentos e destacou ideais e propósitos da magistratura. “Peço a Deus que me dê sabedoria, serenidade e, acima de tudo, humildade para que minhas decisões sejam marcadas pelo sentimento de humanidade e justiça. É este o ideal que ainda acalento e é ele que vou continuar a perseguir até que aquele que me investiu na função judicante, declare encerrada a minha missão nesta terra.”

Ao utilizar sempre a palavra “gratidão” no início das frases de sua fala, a juíza agradeceu a Deus, os saudosos pais, Nicolau e Helena, aos meus familiares e amigos ao Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins “que muito me honrou com a escolha de meu nome para compor esta Corte Eleitoral”, aos membros do TRE-TO e a “todos que fizeram parte de minha caminhada e de certa forma me conduziram até aqui”. “Serei eternamente grata a todos”, citou.


Ideal de Justiça
A juíza afirmou que, ao iniciar a trajetória na magistratura, “acalentava-me a alma o ideal de justiça”. “Mais de trinta anos são passados e o mesmo ideal remanesce incólume. Por nunca ter me afastado desse propósito”, ressaltou. “Espero vencer os temores, as emoções e os obstáculos para desempenhar a elevada missão que me é confiada, ultrapassando todas as dificuldades, superando minhas imperfeições, de modo a ostentar condições de vencer resistências e padrões de condutas incompatíveis com um Judiciário comprometido com a efetiva distribuição da justiça, cada vez mais independente, forte e presente no cenário social”, complementou.


Ela falou ainda do entusiasmo e responsabilidade ao chegar ao TRE-TO. “No caminho a percorrer grandes desafios se colocam. Doravante, sobre meus ombros e dos demais pares, pesa o dever de atuar com distinção junto à Justiça Eleitoral tocantinense nesse próximo biênio. Essa, sem dúvida, será mais uma emblemática e desafiadora missão que irei desempenhar, notadamente em razão do efervescente momento político-social que atravessamos, colorido por tristes matizes desenhadas nas faces do povo brasileiro, desacreditado da política, dos políticos e até das instituições.”


Desafios no TRE-TO
Silvana Maria Parfieniuk também abordou os desafios dos membros do TRE-TO que, “como agentes políticos e como servidores da população, garantir o sagrado direito da “livre escolha” e à Justiça Eleitoral o pretensioso e preponderante papel de promover a pacificação social ao garantir a todos o direito de votar e ser votado”. “Nosso desafio será conduzir a bom termo as próximas eleições municipais, que irão renovar nossos governantes mais próximos. Nesse diapasão, temos que ter em mente que, além do delicado contexto político-social, o desafio anunciado tem muitos outros contornos sensíveis”, salientou.

1/ Galeria de imagens


Cooperação
A cooperação entre a Justiça Eleitoral, os órgãos de segurança, o Ministério Público e as empresas que lidam com notícias, em especial a veloz internet “com seus potentes vetores”, os candidatos e os eleitores também foi citada. Para ela, a meta é fazer com que “tudo ocorra de forma célere e que nada e ninguém possa viciar o exercício do direito de escolha, supedâneo da democracia”. “O desafio é hercúleo. É preciso que a Justiça Eleitoral seja, simplesmente, tão rápida quanto a internet, conferindo, na velocidade exigida, efetividade às decisões, mormente as liminares. A tal propósito envidaremos todos os esforços necessários para elevar os padrões de desempenho da justiça sem, contudo, perdemos a noção de nossas próprias imperfeições, até porque, as deficiências existem para nos concitar ao aprimoramento”, falou.


Ela pediu ainda que os seus atos e dos demais pares “sejam guiados e regidos pelo “amor que rege os céus” no dizer de Dante Alighieri, porque só assim serão nobres e, consequentemente, comprometidos com a lei, com a verdade e com a Justiça”. “É imbuída desse nobre espírito público que, hoje, assumo a função de juíza membro do colendo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Tocantins e, a propósito desse ideário de justiça eleitoral efetiva, afianço que tenho um inegociável compromisso com a justiça. Não abro mão e não desisto até que ela se efetive”, concluiu.

Assista a cerimônia de posse no canal oficial do TRE-TO no YOUTUBE.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO TRE-TO
1. Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2. Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3. Fomentar a educação política da sociedade;
4. Aprimorar mecanismos de gestão processual;

Texto: Cristiano Machado (Ascom/TRE-TO)
Fotos: Lucas Nascimento (Ascom/TRE-TO) e Rondinelli Ribeiro (Cecom/TJTO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido