Com objetivo de manter certificação ISO 9001, TRE-TO encerra trabalhos de auditoria interna
Atividade foi desenvolvida por servidores do TRE-GO

Após cinco dias de trabalhos, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) encerrou na tarde desta sexta-feira, 21/7, a auditoria interna que tem como objetivo manter a certificação ISO 9001. Se reuniram no Pleno do TRE-TO o diretor-geral Jonas Demóstene Ramos, os auditores, secretários e demais servidores do tribunal.
Ao abrir o encontro, o diretor-geral do TRE-TO reforçou o compromisso da gestão com a manutenção da certificação e a qualidade da prestação jurisdicional. "A responsabilidade pela qualidade do trabalho é algo notório, perceptível pelos resultados já obtidos graças à capacidade técnica, planejamento e dedicação de todos vocês. Este resultado impõe a nós ainda mais responsabilidade. O programa de gestão desenvolvido pelo presidente, o desembargador João Rigo Guimarães, vai ao encontro disso. E um dos conceitos da sua gestão também, que é “resultados”, afirmou.
O TRE foi o primeiro órgão público do Tocantins e um dos primeiros cinquenta do Brasil a obter, em 2005, a certificação ISO 9001. “É desejo e motivação de todos a consolidação da instituição com a certificação e a prestação jurisdicional de qualidade”, complementou Jonas Demóstene Ramos.
Os auditores
A auditoria foi feita pelos servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Hamilton Pinheiro de Oliveira e Christiano de Sousa Vieira. Durante a semana, avaliaram as conformidades e disposições planejadas, com os requisitos da norma ISO 9001 e os requisitos estabelecidos no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
E nesta tarde, apresentaram o relatório. E durante toda a semana foram acompanhados por observadores do TRE-TO e assistidos pela Assessoria de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade do TRE-TO, que tem à frente o servidor José Eudacy Feijó de Paiva.
Ao comentar a auditoria, o servidor Hamilton Pinheiro de Oliveira fez questão de destacar o nível de qualidade do tribunal tocantinense. “O TRE do Tocantins é de excelência. Cada vez que estamos aqui percebemos a evolução dos trabalhos e a capacidade de desenvolver melhorias”, disse. “Concluindo o processo, a auditoria interna permitiu à equipe de auditoria interna formar convencimento acerca da integridade, eficácia e eficiência do sistema de Gestão da Qualidade do TRE-TO, bem como sua aderência à norma, como disse, e às disposições planejadas”, complementou.
Conforme o relatório, há duas não-conformidades, uma observação e oito oportunidades de melhoria. “As não-conformidades constatadas se adequadamente tratadas, não representam risco de estrutura ou perda da capacidade do sistema em agregar valor à organização, culminando na manutenção da eficácia da manutenção dos serviços e no atendimento quanto aos requisitos das partes interessadas”, citou.
Ao final, ele considerou que o parecer da equipe auditora é que “o Sistema de Gestão da Qualidade do TRE-TO está preparado para a recertificação que vai ocorrer à frente, está mantido e certamente terá sucesso nesse próximo evento que se avizinha”. Já Christiano de Sousa Vieira fez questão de ressaltar o apoio para a execução das atividades, destacou o trabalho da Justiça Eleitoral no Estado e a evolução do sistema desenvolvido.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO TRE-TO:
Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
Aprimorar mecanismos de transparência pública;
Aprimorar mecanismos de gestão processual;
Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral;
Aperfeiçoar mecanismos de governança;
Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas;
Aprimorar a gestão dos recursos orçamentários e financeiros;
Texto: Cristiano Machado (Ascom/TRE-TO)