Premiada no TSE, Central de Atendimento reduz burocracia e moderniza serviços aos eleitores, destacam desembargadores do TRE-TO
Servidoras que representaram o Tribunal na premiação apresentam o selo aos magistrados.

A importância para a gestão do processo eleitoral e praticidade aos eleitores proporcionadas pela Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) foram destacadas por membros da Corte na sessão do Pleno realizada na manhã desta sexta-feira, dia 22. Os benefícios do serviço foram abordados em razão da apresentação, por parte de servidores da 29ª Zona Eleitoral, aos membros da Corte do Selo Destaque Cidadania 2022/2023 sob os temas “Atendimento, Inclusão e Diversidade”, recebido na quarta-feira, dia 20, durante o Encontro Boas Práticas CGE 2022-2023, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além dos magistrados que compõem a Corte, o presidente, desembargador João Rigo Guimarães, fez questão de convidar para o ato desta manhã o ex-vice-presidente e ex-corregedor regional eleitoral, desembargador Eurípedes Lamounier (biênio 2021/2023). A entrega foi realizada após a pauta de julgamentos.
Juntamente com o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, atual vice e corregedor, a chefe do cartório da 29ª Zona Eleitoral, Ana Cecilia Machado Catapan, e dos servidores Livia de Souza Bessa, Adson Reis de Sousa e Lucimaria Alves, representaram a Central. “Tenho reforçado sempre que é um trabalho em equipe que resulta no reconhecimento do tribunal nesta ação tão importante para os cidadãos, os eleitores, que são o compromisso da Justiça Eleitoral. Meus parabéns, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto e desembargador Eurípedes Lamounier por proporcionar as condições para que os competentes e qualificados servidores pudessem mais uma vez colocar o Tocantins no lugar de excelência”, afirmou o presidente João Rigo Guimarães.
Canal Especializado
O atual vice e corregedor, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, ressaltou que a Cave unificou todos os atendimentos em um único canal. “Quero dizer que a Cave é um instrumento importante com o objetivo de modernizar e desburocratizar a gestão do cadastro eleitoral. E também proporcionar melhorias no atendimento do cidadão. A Cave foi uma grande conquista dos servidores que permite a realização de um atendimento padronizado, monitorado, e que otimiza a mão-de-obra da Justiça Eleitoral, tendo unificado todos os canais de atendimento existentes em um único número”, ressaltou o corregedor eleitoral.
Já o desembargador Eurípedes Lamounier destacou que o prêmio é motivo de orgulho para a Justiça Eleitoral Nacional, uma vez que o trabalho do TRE-TO tem contribuído para demonstrar a competência dos serviços desenvolvidos. “É um orgulho ter contribuído para os avanços do TRE-TO. Fomos pioneiros, uns processos que enfrentaram alguns entraves, mas hoje é uma realidade. E aliado ao processo digital, isso tem somado muito. E com isso temos alcançado a maioria da sociedade, o que nos permite oferecer um serviço de qualidade a população. Parabéns a todos que contribuíram para este reconhecimento de êxito”, pontuou Lamounier.
A Cave
Desenvolvida pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE/TO) em parceria com a Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE/TO, secretarias do TRE e as zonas eleitorais, a Cave foi criada com o objetivo de facilitar o acesso à Justiça Eleitoral, aprimorando os mecanismos de atendimento ao cidadão. A central foi implementada em janeiro de 2022 e funciona como principal canal de atendimento a quem tem dúvidas ou busca serviços relacionados ao cadastro eleitoral, como revisão eleitoral, segunda via do título de eleitor, transferência do local de votação e emissão de guias de multa e certidões eleitorais. Todos os canais de atendimento existentes foram unificados em um único número: 0800 6486 800.
Veja também
Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-TO é premiada com Selo Destaque Cidadania pelo TSE
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral;
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas .
Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)