Eleições 2024: até o momento são registrados 325 candidatos para o cargo de prefeito em todo o estado
Para o cargo de vereador, há 6445 candidatos nos 139 municípios tocantinenses.

Para as Eleições Municipais de 2024, um total de 7.098 pessoas fizeram o pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral do Tocantins. De acordo com os dados exibidos no DivulgaCandContas, o estado até o momento possui 325 pessoas concorrendo para o cargo de prefeito nos 139 municípios, com 328 candidatos a vice-prefeito registrados. Já para o cargo de vereador, são 6.445 requerentes.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) explica que o DivulgaCandContas é um sistema da Justiça Eleitoral que reúne todas as informações sobre os candidatos que foram registrados e suas respectivas contas eleitorais, assim como a dos partidos. Na plataforma estão disponíveis dados de todas as eleições, incluindo as suplementares, desde 2004.
Estatísticas
Com o cruzamento de dados utilizando a plataforma de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi possível verificar que dos 325 candidatos a prefeito, 55 são mulheres, ou seja, apenas 16,92% dos registros. Isso mostra que as candidaturas femininas ainda são baixas em relação às masculinas, pois o resultado é próximo do número registrado nas últimas eleições municipais realizadas em 2020, de 16,67%.
A porcentagem aumenta para o cargo de vereador, onde 36% dos candidatos são mulheres, ou seja, são 2.321 candidaturas femininas no total de 6.445 registros. Em comparação às Eleições 2020, o número de mulheres ainda corresponde a 36% do resultado final.
Importância das plataformas
Por meio dessas plataformas, a Justiça Eleitoral garante a total transparência dos dados, tornando disponível um conhecimento detalhado. Também oferece às eleitoras e aos eleitores mais uma contribuição para que possam escolher candidatas e candidatos de forma consciente e segura.
Não há necessidade de cadastro prévio ou de autenticação para que a eleitora e o eleitor tenha acesso.
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
3- Fomentar a educação política da sociedade
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A foto mostra homem acessando site em computador e pelo celular ao mesmo tempo.