Filadélfia: Programa do TRE-TO alerta para o cumprimento de percentuais da cota de gênero

Comprovada a fraude na cota, todos os candidatos do partido que infringiram a norma podem ser cassados

Comprovada a fraude na cota, todos os candidatos do partido que infringiu a norma, podem ser cas...
Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

Levando informações sobre as eleições municipais deste ano, combate à desinformação e fake news, e esclarecendo dúvidas de eleitoras, eleitores, candidatas, candidatos e profissionais envolvidos no processo eleitoral, o programa Transparência em Foco - Eleições 2024 esteve em Filadélfia, norte do estado, nesta quarta-feira, 7.

Técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), com o apoio da 8ª Zona Eleitoral (ZE), falaram sobre a segurança do processo eleitoral, registro de candidatura e prestação de contas. A ação ocorreu no auditório do Fórum da Comarca do município.

Cota de gênero

Um ponto que chamou a atenção foi a questão de candidaturas fictícias ou que fraudam a cota de gênero, que determinam percentuais de 70% e 30% entre os gêneros masculino e feminino. O tema foi abordado dentro do eixo Registro de Candidaturas, pelo técnico Wagner Nogueira, coordenador de Gestão da Informação (Cogi). Comprovada a fraude, todos os candidatos do partido que infringiram a norma, podem ser cassados.

Daiana Dias Tavares, candidata de Filadélfia, falou da importância da garantia da presença de mulheres em cargos eletivos. “A mulher precisa ocupar seu espaço na política. A mulher tem um olhar diferenciado para as situações e precisamos usar isso na política em favor da sociedade. A política ainda é um pouco machista e a garantia da presença feminina tem muito a oferecer para o engrandecimento do processo político e democrático”, afirmou.

1/ Galeria de imagens

A também candidata de Filadélfia, Josiane Arruda de Aquino, disse que a observância da cota de gênero é uma obrigação e que as mulheres precisam assumir um protagonismo ativo, não somente se colocarem à disposição. “A maioria das mulheres tem medo de se apresentar para política. A cota de gênero veio para garantir este espaço que antes era totalmente masculino e as mulheres precisam ser proativas e assumir esse protagonismo, não é apenas estar numa candidatura fake, para preencher essa cota, é usar sua força e mostrar que a mulher pode administrar, executar e legislar”, ressaltou.

Equipe técnica 

Durante a ação do Transparência em Foco, o público presente pode interagir, por meio de perguntas, com os técnicos do TRE-TO Alexandre Vieira de Oliveira, chefe da Seção de Sistemas e Administração Web (Sesaw); Wagner Nogueira, coordenador de Gestão da Informação (Cogi); e José Sonimar, servidor da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa).

Servidores da 8ª ZE distribuíram ainda cartilhas com informações de temas como crimes eleitorais, assédio eleitoral e Propaganda Eleitoral, entre outros.

Transparência em Foco

As ações do programa Transparência em Foco - Eleições 2024 atenderá todas as 33 Zonas Eleitorais, em todas as regiões do Tocantins, finalizando em Palmas, na próxima segunda-feira, dia 12.

Objetivos Estratégicos:

2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3- Fomentar a educação política da sociedade;

7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral.

Texto e fotos: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: Foto tirada do fundo da sala de reunião. Várias pessoas estão sentadas, enquanto dois homens de pé estão voltados para o público. Outros dois homens também estão em pé, mas na lateral da sala.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido