TRE-TO é destaque em especial do TSE sobre ações de cidadania e inclusão pelo Dia Internacional dos Povos Indígenas
Ação do TRE-TO promove o acesso da população indígena à cidadania e ao voto

Em comemoração do Dia Internacional dos Povos Indígenas, nesta sexta-feira (9), a Justiça Eleitoral ressalta as iniciativas de incentivo à participação dos povos originários nas eleições. OTribunal Superior Eleitoral (TSE) e os tribunais regionais eleitorais (TREs) vêm demonstrando, ao longo dos anos, o cuidado e a preocupação em promover o acesso da população indígena à cidadania e ao voto.
São exemplos a criação de seções eleitorais em aldeias, a inclusão da etnia e da língua no cadastro eleitoral e a chegada cada vez mais ampla da tecnologia às localidades mais distantes dessas comunidades. Para as Eleições Municipais de 2024, o estímulo à inclusão e à participação dos povos indígenas no pleito também é marcante na Justiça Eleitoral.
Ação do TRE-TO
Entre as várias ações recentes dos TREs voltadas à população indígena, o Regional do Tocantins (TRE-TO) desenvolveu uma cartilha temática para facilitar o acesso desses povos – predominantes no estado – às informações sobre as Eleições 2024. Com linguagem simples e didática, o texto foi traduzido para as línguas maternas dos povos Karajá, Xerente, Apinajé e Krahô. A ação integra o Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas do TRE-TO.
Segundo o TRE tocantinense, muitos indígenas não conseguem compreender um texto todo em português pela dificuldade de entendimento de algumas expressões. As cartilhas nas línguas maternas das etnias locais foram produzidas justamente para remover a barreira linguística, garantindo, assim, a plena inclusão das comunidades no processo eleitoral.
Confira também:
Dia Internacional dos Povos Indígenas: Justiça Eleitoral fortalece ações de cidadania e inclusão
Objetivos estratégicos:
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3 - Fomentar a educação política da sociedade.
Da Secom do TSE, com informações do TSE.
#ParaTodosVerem: Na foto, servidor do TRE-TO entregando as cartilhas para os indígenas, que estão sentados em cadeiras.