“Boa escolha dos governantes faz a diferença na economia do país e na educação que quero para os meus filhos e netos”

Lavrador atendimento em plantão pelo TRE-TO faz questão de guardar com carinho comprovantes de votação.

Senhor de 61 anos mostrando sua pasta transparente com todos os comprovantes de votação que possui.
Foto: Sikiú Freitez (Ascom/TRE-TO)

O voto é a ferramenta que o cidadão tocantinense possui para ser ouvido e ter seus interesses representados nas políticas públicas. Sem o título de eleitor, sua voz fica silenciada. Ciente dos seus direitos e deveres, o lavrador Adriano Rodrigues dos Santos, de 61 anos, procurou o cartório de Araguaína no último sábado, 4, para saber se havia alguma pendência com a Justiça Eleitoral.

O lavrador, antigo morador de Arapoema, contou que estava residindo em outro estado e ficou dois pleitos sem votar. Mesmo justificando, agora que retornou para Araguaína, quis ter certeza de que poderia exercer sua cidadania nas eleições municipais deste ano. “O atendente me explicou que preciso estar morando aqui em Araguaína durante um ano para depois transferir meu título. Então, voltarei a votar em Arapoema este ano. Não abro mão deste direito”, afirmou.

Apaixonado por política e pelo exercício da democracia, ele vota desde os seus 18 anos e guarda todos os seus comprovantes de votação. “Amo votar, vou com prazer. Gosto da vida da roça. Trabalho com gado, plantação e também faço de tudo um pouco. Acredito que uma boa escolha dos governantes faz a diferença na economia do país, na educação que quero para os meus filhos e netos. Guardar estes comprovantes me faz ter orgulho de ter participado ativamente das mudanças do meu estado e do Brasil”, disse.

Jovens conscientes

Também ciente da relevância do título de eleitor e do papel fundamental do voto no fortalecimento da democracia, a auxiliar de serviços gerais Mônica da Silva Veleda tomou uma iniciativa inspiradora. Ela levou seu filho Carlos Daniel Alves da Silva, de 16 anos, as sobrinhas Mariana Veleda de Oliveira e Maria Heloísa Veleda Brito, ambas com 17 anos, para tirarem o primeiro título e coletarem a biometria. Na ocasião, a amiga dos jovens, Karine Marinho, também com 17 anos, aproveitou a oportunidade e fez o seu título.

"A iniciativa foi deles. Disseram que queriam escolher seus representantes e também fazer parte da democracia. Voto desde os 17 anos, estou em dia e sei que faz a diferença", explicou Mônica.

A estudante Mariana Veleda de Oliveira, que completa 18 anos em agosto, já votou nas eleições de 2022, aos 16 anos. Ela procurou o cartório para coletar a biometria. "Fiquei nervosa porque é muita responsabilidade escolher alguém para votar. Mas fiquei feliz em participar", ressaltou.

Já Maria Heloísa Veleda Brito, que terminou o ensino médio e trabalha como auxiliar de produção, busca votar em mulheres que a representem. "O voto é uma forma de honrar as mulheres que lutam por nossos direitos", afirmou.

1/ Galeria de imagens

Fechamento do cadastro eleitoral

O último prazo para os tocantinenses requererem o cadastramento de dados biométricos, emissão de primeira via do título de eleitor, alteração e regularização cadastral é na próxima quarta-feira, dia 8 de maio. Os 33 cartórios eleitorais estão atendendo em horário estendido das 8h às 18h. 

Cave e Autoatendimento Online

Além dos atendimentos presenciais, o TRE-TO oferece também atendimentos virtuais via Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) - 0800 6486-800, que atende tanto pelo telefone quanto pelo WhatsApp e pelo Autoatendimento Online. Essas plataformas digitais permitem ao eleitor realizar transferências de domicílio, revisões de dados e regularizações sem a necessidade de deslocamento até o cartório eleitoral.

Esses canais não só agilizam o processo, mas também garantem acessibilidade para aqueles que, por algum motivo, não podem comparecer pessoalmente. O compromisso do tribunal em assegurar um processo eleitoral eficiente e acessível é ressaltado por meio dessas iniciativas que proporcionam comodidade aos cidadãos.

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3- Fomentar a educação política da sociedade.

Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido