Cidadãos que possuem biometria podem consultar situação eleitoral pela internet e evitar filas nos cartórios do Tocantins, alerta TRE-TO

Os atendimentos prosseguem até as 18h.

Eleitores em fila esperando atendimento do lado de fora do cartório da 29ª Zona Eleitoral em Pal...
Foto: Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)

Para evitar filas no último dia do cadastro eleitoral, eleitores de todo o Tocantins que já possuem biometria podem regularizar suas pendências de forma online, por meio dos canais de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). O prazo para emitir o primeiro título de eleitor e regularizar a situação eleitoral encerra nesta quarta-feira, 8.

Em Palmas, no cartório da 29ª Zona Eleitoral, os atendimentos iniciaram às 8h e seguem até às 18h. A chefe de cartório Ana Cecília Catapan explica que é  necessário procurar atendimento presencial somente aqueles que precisam realizar a coleta biométrica, quem teve seu título cancelado ou quem vai  tirar o 1º título. Neste caso, o novo eleitor deve se dirigir até o cartório eleitoral mais próximo de sua residência, portando identidade, CPF e comprovante de endereço.

O estudante Esdras Cristian Pereira do Nascimento, de 17 anos, atendido na 29ª ZE, emitiu o seu primeiro título e garantiu sua participação nas eleições. “Acredito que é muito importante nós, jovens, tirarmos nosso título agora, pois temos que ter nosso posicionamento também com relação à política. Poder votar nas próximas eleições é uma forma de construirmos uma sociedade democrática”, afirmou.

Fique atento

Aqueles que deixaram de votar sem justificativa nas últimas eleições, eleitores que se mudaram para outra cidade ou estado sem transferir seu domicílio eleitoral, e aqueles que desejam atualizar seu cadastro, como mudança de endereço na mesma cidade ou uso do nome social, precisam regularizar sua situação.

Atendimentos sem sair de casa

O eleitor pode resolver pendências de forma ágil e fácil pelas plataformas virtuais: a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) por meio do WhatsApp 0800 6486 800 ou o Autoatendimento Online.

Esses canais permitem aos eleitores realizar diversas operações, como transferências de domicílio e atualizações de dados, sem a necessidade de se deslocarem até o cartório eleitoral.

Suspensão dos serviços 

A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) estabelece o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes da eleição. De acordo com a Lei, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina que fica suspenso, de 9 de maio a 5 de novembro, o recebimento de solicitações de alistamento, transferência e revisão eleitoral em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no Autoatendimento na internet.

Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido