Idosa de 76 anos faz o cadastro biométrico e regulariza situação eleitoral

Creusa Correa procurou plantão do TRE-TO neste fim de semana, em Gurupi.

Creusa segurando seu título de eleitor.
Foto: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

O eleitor tocantinense com mais de 70 anos de idade que quiser continuar votando precisa estar em dia com a Justiça Eleitoral do Tocantins. Isso significa que quem tiver alguma pendência no cadastro deve regularizar sua situação até a próxima quarta-feira, 8. 

De acordo com a Constituição, o alistamento eleitoral (1º título) é permitido a partir dos 16 anos (ou completados até a data da eleição) e o voto é facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e para idosos com idade acima de 70 anos.

Dona Creusa Correa dos Santos, de 76 anos, mesmo sendo facultada a obrigatoriedade do voto, buscou atendimento no plantão deste fim de semana do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), na região sul do estado. No último sábado, 4, a idosa residente no município de Dueré, foi até o cartório eleitoral de Gurupi, 2ª Zona Eleitoral, para fazer transferência e realizar o cadastro biométrico. Para ela o voto é o meio de exigir seus direitos.

“No município de Dueré, precisamos de estrada e de ponte, e se eu não votar, eu não tenho como exigir dos representantes. Com o voto eu posso cobrar os meus direitos. E enquanto estiver viva eu vou votar, até porque mesmo com minha idade, estou lúcida”, afirmou.

1/ Galeria de imagens

Paraíso do Tocantins

Já no cartório da 7ª Zona Eleitoral, realizado no domingo, dia 5, a estudante e moradora de Paraíso do Tocantins, Manuella Rodrigues, 16 anos, buscou a unidade de atendimento para emitir seu título de eleitor e garantir sua primeira participação no maior ato democrático, a eleição, por meio do voto.

“Durante a semana não consigo vir porque estudo. Então foi muito bom esse plantão, pois se não fosse assim eu não ia conseguir tirar o título. Como o último dia é 8 de maio, imagino que vai estar lotado aqui. Confesso que estou um pouco assustada com a responsabilidade, eu cresci e já posso escolher meu representante”, declarou a estudante.

Plantões

Por determinação do presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, com a Portaria do TRE-TO nº 157/2024, foram realizados plantões no feriado (1º) e no fim de semana dos dias 4 e 5 (sábado e domingo), visando facilitar a regularização da situação eleitoral dos cidadãos antes do fechamento do cadastro eleitoral.

Atendimentos nas Zonas Eleitorais

O plantão de atendimentos no fim de semana aconteceu em todas as 33 Zonas Eleitorais do Tocantins. Os eleitores contaram ainda com atendimentos virtuais via Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) - 0800 6486-800, que atende tanto pelo telefone quanto pelo WhatsApp e pelo Autoatendimento Online.

Situação do eleitor

É necessário que procurem atendimento aqueles que deixaram de votar sem justificativa nas últimas eleições, eleitores que se mudaram para outra cidade ou estado sem transferir seu domicílio eleitoral, e aqueles que desejam atualizar seu cadastro, como mudança de endereço na mesma cidade ou uso do nome social.

Aptos para participar das eleições

Vale ressaltar a importância de estar apto para votar, pois o voto é um direito e uma responsabilidade cívica de cada cidadão. Participar ativamente do processo eleitoral é uma maneira de contribuir para a escolha de representantes e políticas que refletem os interesses e necessidades da sociedade.

Ao exercer o direito ao voto, os cidadãos têm a oportunidade de influenciar diretamente o rumo do país e promover mudanças significativas na comunidade em que vivem, assim como fizeram Manuella Rodrigues e a senhora Creusa Correa. 

Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.

Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido