Juíza destaca ações do programa “+Mulher +Democracia” em evento voltado para o 8 de março, no MPTO
O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 4, na sede do Ministério Público do Tocantins, em Palmas.

Em virtude ao Dia Internacional da Mulher, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) participou do evento “Plenas - Avanços legislativos, atenção às vítimas e novas perspectivas de atuação da mulher”, encontro realizado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) na tarde desta segunda-feira, 4.
Representando o TRE-TO, esteve presente na mesa principal de discussões a juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, coordenadora do programa permanente +Mulher +Democracia. Em seu discurso, a magistrada apresentou o programa de inclusão e explicou a importância de levar informação política para as mulheres, a fim de incentivar a participação feminina e aumentar a representatividade política.
“O TRE-TO tomou para si a responsabilidade de agir como ator para tentar minimizar a baixa representatividade das mulheres na política e combater a violência contra a mulher nas eleições. Essa preocupação com a necessidade de garantir espaço para as mulheres nas esferas de poder ocupa uma escala mundial”, disse a juíza Edssandra Barbosa. “A falta de informação para as mulheres é um dos entraves que dificultam o acesso à política, aos cargos eletivos. Atuamos nessa vertente de levar informação, disseminar conteúdos que façam as mulheres se sentirem encorajadas”, afirmou.
O programa
Por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TO), em parceria com a Ouvidoria Mulheres+, o programa permanente +Mulher +Democracia busca fortalecer nas mulheres os conceitos de cidadania e democracia, esclarecer sobre direitos e deveres da mulher no processo político brasileiro, conscientizar as mulheres para a importância de sua capacidade eleitoral ativa e passiva, além de enfatizar a autonomia feminina na escolha dos seus candidatos.
De 2021 a 2023, o +Mulher +Democracia esteve em 14 municípios por meio de 27 eventos, alcançando 5.763 pessoas. Este ano, já estão programadas ações até o início das eleições municipais. O primeiro evento de 2024 aconteceu na sexta-feira, 1º de março, no distrito de Taquaruçu, onde foram discutidos a representatividade da mulher na política, principais obstáculos e os avanços já conquistados no Tocantins.
Participações
Compondo a mesa ao lado da juíza Edssandra Barbosa, estiveram presentes a secretária estadual da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa; a secretária municipal da mulher, Fernanda Teixeira; a diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira; a prefeita do município de Miracema, Camila Fernandes de Araújo; e o palestrante do evento, com o tema “A efetivação dos direitos das vítimas mulheres pelo Ministério Público”, o promotor do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), Thimotie Aragon Heemann.
Objetivo Estratégico:
3- Fomentar a educação política da sociedade
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Uma plateia assiste a seis pessoas sentadas à mesa do evento.