Com testes de Integridade e de Autenticidade, Justiça demonstra aos eleitores transparência e segurança do processo
Atividades são concentradas na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas (TO).
A última etapa que garante a validação da segurança das urnas eletrônicas nas eleições municipais acontece neste domingo, 6. Até as 17 horas, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realiza o Teste de Integridade, que simula o funcionamento e a movimentação nas seções eleitorais. Também está sendo realizado o Teste de Integridade com Biometria. As ações acontecem na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas (TO).
O juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Coave), destacou a importância de dar visibilidade a todo processo que concretiza a democracia.
“Com isso a Justiça Eleitoral quer demonstrar ao eleitor a transparência do processo de votação e comprovar que o voto depositado na urna é mesmo voto que vai para o seu candidato”, frisou o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-TO, destacou o magistrado.
Teste de Integridade
No Teste de Integridade é realizada uma simulação que imita uma eleição real, utilizando urnas eletrônicas e candidatos oficiais. As urnas são selecionadas um dia antes do pleito, podendo ser escolhidas por entidades fiscalizadoras ou por meio de sorteio.
“Durante o teste, cidadãos da comunidade preenchem cédulas de papel, que são depositadas em um sistema auxiliar e na urna eletrônica. Após a simulação, os resultados obtidos são comparados. Todo esse procedimento é gravado e monitorado por auditores independentes”, explicou Ulisses Martins, servidor da Assessoria de Segurança Cibernética (Asciber)
Já no Teste de Integridade com Biometria, os eleitores que já votaram em suas seções têm a opção de participar, ativando a urna eletrônica para realizar os mesmos testes do método tradicional.
O Teste pode ser acompanhado pelo canal do YouTube.
Urnas
A seleção das urnas eletrônicas que estão sendo utilizadas do Teste de Integridade e do Teste de Integridade com Biometria foi realizada por meio de sorteio e indicação neste sábado, 5. No total, foram sorteadas 19 urnas eletrônicas para o Teste de Integridade, além de uma indicada pelo representante da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). Destas 20 urnas, duas serão testadas com biometria.
Justiça e democracia
Voluntária pela primeira vez, Laís Mitsue, servidora da Justiça Federal, está atuando como auxiliar de auditoria. “É muito gratificante saber que estou contribuindo para a transparência do processo eleitoral. Reforça que como cidadã, posso atestar a lisura do processo eleitoral e comprovar a credibilidade das urnas eletrônicas”, afirmou Laís.
Servidor da Justiça Eleitoral há 30 anos, Francisco Alves Cardoso Filho é um dos supervisores que atua do Teste de Integridade. “Participar deste processo que garante eleições transparentes e seguras só reforça o sentimento de orgulho. Estamos falando de democracia, cidadania e direito. A segurança do voto é fundamental para a validação de todo o pleito. A sociedade que realmente está trabalhando. Só confirmam a confiança no sistema da votação eletrônica e o quanto é seguro”, afirmou Francisco Alves.
Teste de Autenticidade
O Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais ocorreu neste domingo, 6, às 7h, uma hora antes da abertura do pleito eleitoral para a população de três municípios do estado: Gurupi, Silvanópolis e Palmeirante.
Este teste é realizado por meio da checagem da autenticidade (assinaturas digitais) e integridade (resumos digitais) dos softwares instalados nas urnas eletrônicas, que acontece nos locais de votação antes do início do processo eleitoral.
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)