Com suporte do TRE-TO, escola em Palmas realiza eleições do Grêmio Estudantil
Com urnas eletrônicas e participação dos alunos, pleito fortalece cidadania e promove vivência democrática entre estudantes da rede estadual.

Com o intuito de promover a democracia e a transparência, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deu suporte às eleições do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. O pleito aconteceu nesta quinta-feira, 10, em Palmas. A eleição teve início às 8h e se encerrou às 16h.
A Justiça Eleitoral do Tocantins ofereceu apoio por meio da preparação e do empréstimo de três urnas eletrônicas, cedidas pela 29ª Zona Eleitoral de Palmas. Três chapas foram cadastradas, e, ao todo, 749 alunos estavam aptos a votar, dos quais 626 participaram da votação.
Entre os eleitores estava Roberto Charles, do 1º ano do ensino médio, que teve seu primeiro contato com o processo eleitoral e com as urnas eletrônicas. O estudante ressaltou como foi a experiência de participar das eleições. “É bom porque é uma coisa nova. Na minha antiga escola não tinha votação, chapa, grêmio. É uma experiência nova para a escola e para mim também”, afirmou Roberto.
Já o diretor da escola, José Gama, reiterou o apoio às eleições do grêmio estudantil. “Esse momento de escolha das lideranças dos estudantes é muito importante, porque é um processo democrático que vai exercitar a cidadania dos nossos alunos, nossos futuros eleitores. Estou extremamente feliz com a ação, com a cobertura do TRE, parceiro forte de muitas datas”, destacou o diretor.
Cessão de urnas eletrônicas
A Eleição Comunitária foi criada em 1997 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a finalidade de capacitar mesários, eleitores e equipe técnica fora dos períodos eleitorais, ao mesmo tempo que promove a divulgação e uso da Urna Eletrônica e do Sistema Web.
O objetivo é incentivar universidades, faculdades, conselhos, associações e outras organizações que servem à comunidade a realizarem suas próprias eleições utilizando essas tecnologias.
Para que uma eleição comunitária se realize é necessário que as características da eleição solicitada esteja de acordo com a Resolução TSE nº 22.685/2007 e que as entidades solicitem a cessão das urnas, o sistema de votação específico e o suporte técnico ao juízo eleitoral da zona a que pertençam, com a antecedência mínima de sessenta dias da data prevista para a eleição.
Objetivos Estratégicos:
3- Fomentar a educação política da sociedade
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Leandro Cardoso (estagiário Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra a realização de uma eleição de grêmio estudantil. À esquerda, há um jovem votando em uma urna eletrônica, protegido por uma cabine de votação com a inscrição "JUSTIÇA ELEITORAL" e "CABINA DE VOTAÇÃO", além do brasão da República Federativa do Brasil. À direita, duas pessoas estão sentadas atrás de uma mesa. Uma delas é uma jovem com roupas casuais e a outra é uma mulher de óculos e blusa roxa, provavelmente uma professora ou funcionária da escola, conferindo uma lista ou documento. Na frente da mesa há uma placa escrita "SEÇÃO 01 - 1ª SÉRIE", indicando que se trata de uma seção eleitoral para estudantes da primeira série do ensino médio. O local tem paredes com azulejos coloridos (azul, laranja, branco e verde) e uma janela com persianas azuis ao fundo, ambiente escolar típico brasileiro.