Gestão 2023-2025: TRE-TO consolida sistema VotaOnline como referência para eleições comunitárias
Ferramenta é solução para eleições que acontecem por meio da internet.

Ao visar o aprimoramento dos serviços prestados e modernizar os processos internos, o biênio 2023-2025 da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) foi caracterizado pela otimização da performance dos sistemas, o fortalecimento da segurança da informação e a capacitação dos servidores para as novas demandas tecnológicas.
Com o papel de contribuir para o processo democrático do TRE-TO junto à sociedade tocantinense, além do empréstimo de urnas eletrônicas para realizar eleições comunitárias, é disponibilizado também o sistema VotaOnline, uma ferramenta desenvolvida pelo Tribunal como solução para eleições que acontecem por meio da internet.
No decorrer da gestão, a ferramenta migrou para um ambiente de nuvem, permitindo aumentar a escalabilidade, disponibilidade e segurança da plataforma. Além disso, o VotaOnline foi amplamente utilizado em pleitos importantes, como as eleições da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE) e do Fortaleza Esporte Clube.
Versatilidade e confiabilidade
Nas eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), a ferramenta foi usada por 119.615 eleitoras e eleitores em todo o Brasil. Isso demonstrou a versatilidade e a confiabilidade da plataforma, permitindo a consolidação do VotaOnline como uma solução de referência para a realização de eleições online de forma segura e transparente.
Além disso, entre outras ações realizadas durante a gestão, a CDS também realizou palestra de sensibilização para as servidoras e servidores sobre o uso da Inteligência Artificial (IA). Esta ação foi importante para promover a cultura de inovação e a conscientização da relevância das novas tecnologias, visando o cuidado e a segurança dos dados transmitidos pela IA em seu uso no ambiente de trabalho.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma pessoa acessando, pelo celular, o sistema “VotaOnline – Eleitor” do TRE-TO, com opções de login por gov.br ou autenticação do Tribunal. Ao fundo, aparece desfocada a inscrição “Justiça Eleitoral” sobre a bandeira do Brasil.