TRE-TO participa do 88º Coptrel para discutir avanços e desafios da Justiça Eleitoral

Encontro reúne representantes de TREs do país nos dias 5, 6, 7 desta semana, em Bonito (MS).

TRE-TO participa do 88º Coptrel para discutir avanços e desafios da Justiça Eleitoral

Para promover diálogos que fortalecem a democracia, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) participará da 88ª edição do Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), que inicia nesta quinta-feira, 5, em Bonito (MS). O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, será representado pelo juiz da Corte, Antonio Paim Broglio.

O 88º Coptrel reunirá presidentes, diretores-gerais e assessores de comunicação da Justiça Eleitoral de todo o país para debater temas estratégicos e fundamentais para a garantia de eleições mais seguras e transparentes, bem como a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos à população.

Participação do TRE-TO

Do TRE-TO, também participam do encontro o diretor-geral, Jonas Demóstene Ramos; a assessora-chefe da Presidência, Marisa Batista Alvarenga Webler; a chefe da Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (Ascom), Thaise Moreira Marques; e o assessor de Planejamento e Gestão da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Haleks Marques Silva.

Abertura e programação

A abertura dos trabalhos acontece na quinta-feira, 5, à noite, e a condução dos trabalhos será do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, que também preside o Coptrel, juntamente com o presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar. A ação contará com palestra do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), sobre a economia do estado. 

Na sexta-feira, 6, o procurador regional eleitoral em MG, José Jairo Gomes, abordará sobre o papel da Justiça Eleitoral. Em seguida, o servidor Vitor Monteiro (TRE-AL) abordará o uso de inteligência artificial nas eleições. À tarde, a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Renata Gil, tratará de políticas públicas no Judiciário.

O encontro será encerrado no sábado, 7, com a apresentação de propostas, eleição do novo presidente do Coptrel (2025-2026), definição da próxima sede e assinatura da Carta de Bonito. Os interessados podem acompanhar a programação completa do 88º Coptrel disponível disponível neste link. 

Encontro dos diretores-gerais

Como parte da programação, o Coptrel conta com a reunião dos diretores-gerais dos Tribunais Eleitorais, que será realizada nesta quinta-feira, abordando pautas como a força de trabalho nos cartórios, biometria, prorrogação da requisição temporária (art. 94-A, II, da Lei 9.504/97) e aplicação da Resolução CNJ nº 618/25, sobre honorários de advogados dativos. 

No ato também serão apresentados os prêmios “Selo de Qualidade Eleitoral” e “Prêmio Justiça Eleitoral”, lançados pelo TSE.

Objetivo Estratégico:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade

9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas.

Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO), com informações do Coptrel

#ParaTodosVerem: A imagem apresenta o material de divulgação do 88º COPTREL – Encontro de Presidentes dos TREs, que será realizado nos dias 5 e 6 de junho de 2025, na cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Sobre um fundo verde, à esquerda, há uma ilustração em formato circular com estilo de mosaico, retratando uma onça-pintada, um tucano e uma arara, simbolizando a fauna brasileira. Ao lado direito da imagem, está o título do evento em destaque com a inscrição "88º COPTREL" em letras grandes e brancas, seguido da frase "Encontro de Presidentes dos TREs". Abaixo, em letras menores e na cor verde-claro, estão a data e o local do encontro. No canto inferior direito, aparece a bandeira do estado de Mato Grosso do Sul.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido