“Memória, Cultura e Diversidade”: servidores do TRE-TO participam do 5º Enam, em Goiânia
O evento debate a preservação histórica e faz o compartilhamento de experiências entre os órgãos do Poder Judiciário.

O 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (5º Enam) teve início na terça-feira, 6, com o tema “Memória, Cultura e Diversidade”. Servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) participam do evento, sediado em Goiânia (GO), que finaliza nesta sexta-feira, 9.
Representam o regional tocantinense o secretário Judiciário e Gestão da Informação (SJI), Vick Mature Aglantzakis; o assessor técnico-administrativo da Diretoria-Geral (Astad), Fernando Mendonça Almeida; o coordenador de Gestão da Informação (Cogin), Wagner Pereira Nogueira; e a chefe da Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo (Sebia), Maria Zita Rodrigues Vilela Dias.
O 5º Enam é organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18) e pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e apoio do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1 - Seção Judiciária de Goiás).
Programação
Instituído pelo CNJ, o Enam é realizado anualmente. Na programação da 5ª edição estão sendo oferecidas palestras, painéis de boas práticas e visitas técnicas, que promovem a capacitação de magistrados, servidores e profissionais de áreas relacionadas à gestão de memória e gestão documental, com o objetivo de debater a preservação da história e incentivar o compartilhamento de experiências entre os órgãos do Poder Judiciário.
No primeiro dia do encontro, a deputada federal Erika Hilton ministrou a palestra de abertura sob o tema “Participação, Representatividade e Equidade de Gênero”. Já o segundo dia de evento contou com diversas atividades com temas diferentes, relativos ao macrotema do evento, divididos entre o TRT18, TJGO e TRE-GO.
Um painel com o título “Deu certo! Boas práticas de gestão da memória” foi apresentado no terceiro dia, além de mais exposições relacionadas. Na sexta-feira, último dia do encontro, será feita a leitura da Carta de Goiás, que conterá todas as deliberações feitas no evento.
Confira a programação na íntegra.
Objetivos Estratégicos:
4- Aprimorar mecanismos de gestão processual
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra quatro pessoas posando para uma foto em frente a um painel do evento "5º ENAM – Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário 2025". O tema destacado no painel é "Memória, Cultura e Diversidade". Da esquerda para a direita: o servidor Wagner Pereira Nogueira, de terno escuro, camisa azul clara e gravata listrada; a servidora Maria Zita, vestindo roupa preta; o servidor Vick Mature Aglantzakis, de camisa azul clara e calça bege, com uma mochila nos ombros; e o servidor Fernando Mendonça, de camisa xadrez em tons de azul e branco, calça jeans e segurando uma sacola branca. Todos usam crachá do evento. O fundo do painel tem elementos gráficos coloridos na parte superior, representando ícones relacionados à cultura e diversidade. À direita da imagem, há um extintor de incêndio e sinalização de emergência (saída e extintor).