TRE-TO realiza palestra sobre capacitismo e reforça a importância da inclusão no mercado de trabalho
Evento virtual reuniu servidoras e servidores nesta segunda-feira, 12.

Em busca de promover conhecimento, reflexão e sensibilização, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), realizou, nesta segunda-feira, 12, uma palestra com a temática "Capacitismo".
A palestra de "Sensibilização sobre Questões Relativas às Pessoas com Deficiência e seus Direitos", abordou os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no mercado de trabalho e destacou a importância da inclusão e do respeito às diferenças.
O auditor-fiscal do Trabalho e coordenador Nacional da Inclusão de Pessoas com Deficiência e Beneficiários Reabilitados pela Previdência Social, Rafael Faria Giguer, fez a ministração da palestra. Durante sua fala, ele ressaltou que a inclusão é uma questão de dignidade humana. "Quando falamos sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, fazemos isso em nome da dignidade dessa pessoa, para ela se sentir parte da sociedade. E ela só deixa de ser quando afastamos ela do convívio social", disse Rafael.
Empatia profissional
Na ocasião, o coordenador administrativo da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE-TO), Clairton Thomazi, que é uma pessoa cega, reforçou a necessidade de empatia no ambiente profissional. "Não iremos entregar a mesma atividade, da mesma forma, que uma pessoa que enxerga. E isso tem que ficar claro para as pessoas que trabalham conosco, pois essa diversidade traz um ganho muito grande para a sociedade e para as empresas", enfatizou Clairton.
O TRE-TO reforça que a construção de um ambiente acessível e acolhedor é fundamental para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades e direitos. A palestra destacou a importância desses momentos de reflexões, que reconhecem as habilidades de cada pessoa.
O que é capacitismo?
Capacitismo é a discriminação contra as pessoas com deficiência, baseada na falsa ideia de que elas são menos capazes. Essa visão preconceituosa é prejudicial, pois dificulta a inclusão e participação dessas pessoas na sociedade.
Objetivos Estratégicos
3 - Fomentar a educação política da sociedade
8 - Aperfeiçoar mecanismos de governança
9 - Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Pablo Gabriel (estagiário Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Imagem de uma videochamada em grupo, com o layout clássico de reuniões online. Ao todo, há 10 quadros principais visíveis, com diferentes participantes. Seis deles estão com a câmera ligada, mostrando rostos e ambientes; três estão com a câmera desligada, exibindo apenas a imagem de perfil ou as iniciais; e um quadro exibe a informação “Mais 87 pessoas”, indicando a presença de outros participantes na chamada. o canto inferior, há uma barra de ferramentas típica da plataforma Google Meet, com botões de microfone, câmera, mão levantada, chat, e encerrar chamada. O horário marcado na tela é 16h33.