Mais de 850 pessoas participaram das rodas de conversa da Semana da Mulher em Araguaína

Encontros aconteceram entre os dias 20 e 24 de outubro.

A imagem mostra um auditório cheio de pessoas sentadas, assistindo ao evento da Semana da Mulher...

A Semana da Mulher, promovida pela Justiça Eleitoral do Tocantins em Araguaína entre os dias 20 e 24 de outubro, contou com a participação de mais de 850 pessoas. Os encontros foram realizados em diversas instituições de ensino e também no fórum da Comarca de Araguaína, levando a roda de conversa “Mulheres na Política: Fortalecendo a Democracia”.

A iniciativa fez parte das ações do programa permanente +Mulher +Democracia do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e os encontros reuniram servidoras, estudantes e representantes da sociedade, refletindo sobre a igualdade de gênero e o protagonismo feminino na política.

Balanço

Ao longo da semana, o programa +Mulher +Democracia esteve no Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Unitpac), onde participaram 110 estudantes; na Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit), com 64 participantes; no Colégio Estadual Guilherme Dourado, com 63 estudantes.

O evento principal aconteceu no fórum da Comarca de Araguaína, com 255 participantes da comunidade araguainense e depois prosseguiu por mais instituições de ensino: na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), onde estiveram presentes 13 pessoas; no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com 64 participações; na Faculdade Católica Dom Orione, com 209 estudantes; e no Colégio Estadual Adolfo Bezerra, com 97 participantes.

No total, foram 877 pessoas participando das rodas de conversa, que abordaram a presença da mulher nos espaços de decisão pública e a importância da diversidade na construção de sociedades mais justas.

Diálogo com a realidade

“Discutir temas como a participação da mulher na política, a representatividade e a inclusão é essencial para que possamos enfrentar, com maturidade e responsabilidade, os novos desafios que o nosso tempo nos impõe”, expressou a coordenadora do curso de Direito da Unitpac, Juliana Carvalho Piva. A coordenadora também acrescentou que o evento reforça o que constantemente é debatido em sala de aula. “O Direito não se constrói isolado, ele nasce do diálogo com a realidade, com as pessoas e com as transformações sociais que nos cercam”, disse Juliana.

O professor de Metodologia da Pesquisa da Facit, Jocirley de Oliveira, afirmou que esse trabalho do TRE-TO nas universidades é muito importante. “Trazer essas temáticas para a academia é de muita relevância. O papel da mulher na política se torna uma discussão muito ampla e extremamente importante, principalmente para o despertar de quem vota e de quem é votado, e é dentro da universidade que nós construímos esses saberes e lapidamos essas ideias”, destacou ele.

O evento

A Semana da Mulher teve como um dos objetivos, deixar um legado de reflexão e engajamento, reafirmando o compromisso do TRE-TO com espaços mais justos e inclusivos. Ela é parte das ações do +Mulher +Democracia, programa permanente da Justiça Eleitoral do Tocantins que foca no fortalecimento dos conceitos de cidadania e democracia nas mulheres, no esclarecimento sobre direitos e deveres da mulher no processo político brasileiro, na conscientização delas para a importância de sua capacidade eleitoral ativa e passiva, assim enfatizando a autonomia feminina na escolha das suas candidatas e candidatos.

Objetivo Estratégico:

3- Fomentar a educação política da sociedade

Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: A imagem mostra um auditório cheio de pessoas sentadas, assistindo ao evento da Semana da Mulher. O público é composto majoritariamente por mulheres, que aparentam estar atentas e animadas. Muitas sorriem, aplaudem e algumas registram o momento com seus celulares. As cadeiras são estofadas em azul e o ambiente tem iluminação clara, com paredes em tom escuro. Ao fundo, vê-se mais participantes, demonstrando boa adesão ao evento. O clima geral é de entusiasmo, engajamento e reconhecimento.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido