18ª Zona Eleitoral leva “Agentes da Democracia” a escolas para incentivar o voto consciente

Programa incentiva estudantes a conhecerem a urna eletrônica e o funcionamento das eleições de forma prática e interativa.

Programa incentiva estudantes a conhecerem a urna eletrônica e o funcionamento das eleições de f...

A 18ª Zona Eleitoral de Paranã tem levado aos estudantes uma experiência diferente: aprender sobre democracia, cidadania e a importância do voto de forma prática e participativa. Esse é o objetivo do programa Agentes da Democracia, do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio do qual os jovens têm a oportunidade de compreender o funcionamento da urna eletrônica e o impacto do voto consciente, fortalecendo sua participação na sociedade.

Em São Salvador, estudantes do Colégio Estadual Porto Rio Maranhão participaram da ação em 27 de agosto, e no dia 2 de setembro foi a vez do Colégio Estadual Professora Oneides Rosa de Moura, em Palmeirópolis, receber a iniciativa. Em ambos os municípios, a programação incluiu a exibição de um vídeo educativo, um bate-papo descontraído sobre democracia, cidadania e voto consciente, além de uma eleição simulada com a urna eletrônica.

O programa teve ações também em Paranã, sede da 18ª ZE, com atividades ao longo de outubro. No dia 7, os encontros ocorreram no Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco; no dia 8, na Escola Estadual Floresta, localizada no Povoado Campo Alegre; e, no dia 14, na Escola Estadual Santa Rita do Rio Palma, no Povoado Bom Jesus da Palma.

Participação

Os debates foram conduzidos pela equipe do cartório, liderada pelo juiz eleitoral da 18ª ZE, Frederico Paiva Bandeira de Souza, e pela chefe de cartório, Elisângela Hatsue Morissugui Suto. Participaram também o chefe de cartório da 14ª ZE, Devarte Rocha Júnior, e o servidor da 29ª ZE, Michel Araújo Leão Moraes, que ajudaram a orientar os alunos sobre os procedimentos eleitorais.

A importância da participação dos jovens

Para o juiz eleitoral da 18ª Zona Eleitoral, participar da vida política desde cedo é um ato de cidadania que beneficia toda a sociedade. “Cada voto facultativo é uma prova do poder da juventude de moldar seu próprio destino. O ato de votar não é apenas uma obrigação cívica, mas uma ferramenta poderosa para construir uma sociedade mais justa e democrática”, destacou o magistrado.

Formação de cidadãos

O programa “Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e Políticos do Futuro” tem como objetivo despertar a consciência cívica e preparar o jovem eleitor para participar ativamente da sociedade. A iniciativa é considerada fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade livre e democrática. Por meio do programa, os estudantes aprendem sobre a importância do voto, a participação no processo democrático a partir dos 16 anos e as boas práticas eleitorais, incentivando sua inclusão social e política.

Objetivo Estratégico
3.Fomentar a educação política da sociedade

Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: A imagem é uma colagem de seis fotografias que capturam momentos de um evento em escolas com foco em educação cívica. As fotos mostram grandes grupos de estudantes, predominantemente adolescentes, reunidos em ambientes internos que parecem ser quadras ou auditórios de escolas, com a maioria sentada em arquibancadas ou cadeiras, de frente para a frente da sala. Alguns estudantes estão usando camisetas que parecem ser de uniforme escolar, incluindo algumas com a inscrição "COLÉGIO MILITAR". Em diversas cenas, há adultos, identificáveis como organizadores ou palestrantes, interagindo com os jovens. Uma foto central destaca um jovem manipulando uma urna eletrônica em uma mesa, ao lado de um adulto que veste uma camisa com a inscrição "AGENTES DA DEMOCRACIA: FORMAÇÃO DE ELEITORES E POLÍTICOS DO FUTURO". Outra imagem mostra um homem sorridente tirando uma selfie com a plateia de estudantes ao fundo. Na parte inferior, uma foto mais próxima exibe um jogo de tabuleiro temático estendido no chão, rodeado por adultos e estudantes. Por fim, a foto no canto inferior direito apresenta materiais do evento, incluindo uma caixa de papelão rotulada "URNA ELETRÔNICA" e a palavra "POSITIVO", além de mochilas pretas e cartas de jogo com o logo do programa, dispostos sobre uma superfície.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido