Justiça Eleitoral do Tocantins amplia inclusão de comunidades rurais e tradicionais no processo eleitoral

Ações buscam garantir o direito do voto e fortalecer a cidadania em regiões de difícil acesso.

A imagem mostra uma reunião em um espaço coberto, com piso de madeira e teto de telhas, cercado ...

A Justiça Eleitoral do Tocantins segue avançando em ações voltadas à inclusão de comunidades rurais e tradicionais no processo eleitoral. Informação, cidadania e infraestrutura para o exercício do voto são levadas a localidades de difícil acesso, por meio de atividades dos programas permanentes do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

Nos dias 9 e 10 de outubro, e nesta segunda-feira, 13, o cartório da 18ª Zona Eleitoral de Paranã conduziu ações do programa permanente de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas em três locais. As ações contaram com rodas de conversa sobre a instalação de seções eleitorais mais próximas das comunidades, assim reduzindo barreiras geográficas que ainda afastam parte da população do direito político mais essencial: o voto.

Para o presidente do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes, a Justiça Eleitoral do Tocantins tem compromisso com o acesso pleno aos serviços eleitorais e com a construção de uma Justiça mais próxima das cidadãs e dos cidadãos.

“Essas comunidades são distantes. Imagine ter que percorrer 70 ou 80 quilômetros para votar. Nossa missão é levar o acesso até o cidadão, não o contrário. É dever da Justiça Eleitoral garantir o direito efetivo de participação no processo democrático”, afirmou o presidente.

1/ Galeria de imagens

Modelo de excelência

Ainda segundo o desembargador Adolfo Amaro Mendes, a Justiça Eleitoral dispõe de estrutura e pessoal qualificado para enfrentar os desafios logísticos e sociais dessa missão. “Temos veículos, servidores comprometidos e parceiros dispostos a colaborar. Com planejamento e sensibilidade social, conseguimos instalar seções eleitorais em locais de difícil acesso e assegurar o exercício do voto com dignidade, conforto e segurança”, destacou.

Além de aproximar os serviços da população, as ações também reforçam o papel transformador da Justiça Eleitoral na promoção da igualdade, inclusão e cidadania, pilares que orientam o planejamento institucional do TRE-TO. “Quando levamos as urnas e os serviços até os mais necessitados, cumprimos nossa missão e concretizamos nossa visão de ser um modelo de excelência na gestão do processo eleitoral e na educação política da sociedade. A Justiça Eleitoral foi criada para isso”, concluiu o diretor-geral do Tribunal, José Machado dos Santos.

A chefe de cartório da 18ª ZE, Elisângela Hatsue Morissugui Suto, expressou que acompanhar as comunidades quilombolas foi algo desafiador, principalmente pela logística, já que os locais são distantes da sede do cartório. “Foram mais ou menos 840 km para fazer as três comunidades”, disse a servidora. “Sendo que mais de 600 km foram em estrada de terra, passando por rios e córregos com pontes quase caindo”, destacou.

Elisângela também ressaltou que as três comunidades são distintas. “Cada uma das comunidades tem suas próprias características e a população local tem costumes e tradições bem diferentes umas das outras, mas fomos bem recebidos em todas elas”, falou. “Como servidora do TRE-TO, fiquei muito honrada de estar podendo levar um pouco de conhecimento político para eles, falar da importância da democracia, do exercício do voto e deles terem um representante perante o município que possa levar as necessidades de cada um para frente, tendo voz, e assim os poderes públicos façam ações direcionadas a eles, dando condições de vida melhores e mais dignas”, finalizou a chefe de cartório.

As ações

A 18ª ZE de Paranã esteve nas comunidades Mucambo, Morros e Albino. Nos três dias de ação, a equipe do cartório promoveu uma roda de conversa com os moradores da região, a fim de estudar a possibilidade da abertura de locais de votação mais próximos das respectivas comunidades.

Além do âmbito eleitoral, as visitas e estudos técnicos realizados nas comunidades também permitem identificar demandas sociais, estruturais e de acessibilidade, contribuindo para a atuação articulada do Estado e o fortalecimento da democracia nas regiões mais remotas do Tocantins.

Objetivos Estratégicos:

1-  Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

3-  Fomentar a educação política da sociedade

Ascom/TRE-TO

#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma reunião em um espaço coberto, com piso de madeira e teto de telhas, cercado por área rural com árvores e plantas ao fundo. Um homem, de costas para a câmera, veste camiseta azul-marinho com o logotipo da Justiça Eleitoral e do TRE-TO, e fala para um grupo de pessoas sentadas em cadeiras plásticas brancas em torno de mesas. O público, composto por homens, mulheres e crianças, ouve atentamente. O ambiente é simples e ventilado.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido