Servidora da Justiça Eleitoral do Tocantins é titulada mestra em estudo sobre acessibilidade nos locais de votação

A pesquisa descreveu as ações adotadas pelo TRE-TO no período de 2016 a 2022, visando assegurar aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida o exercício do direito do voto com autonomia.

A imagem mostra a servidora Helaine sentada em uma cadeira de escritório, trabalhando em frente ...

A servidora do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Helaine Christina Rocha Pinto, concluiu o mestrado profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. A defesa do relatório final da pesquisa, sobre acessibilidade dos locais de votação no Tocantins, aconteceu no último 30 de junho.

A pesquisa descreveu as ações adotadas pelo TRE-TO no período de 2016 a 2022, visando assegurar aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida o exercício do direito do voto com autonomia. O mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos é da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

O estudo

O estudo oferece uma visão abrangente do procedimento de vistoria e designação de locais de votação, relatando as atividades de planejamento e gestão desenvolvidas pelo TRE-TO e o trabalho executado pelos cartórios eleitorais. Além disso, sistematiza os dados de evolução dos eleitores e mesários com deficiência no Tocantins e apresenta abordagens para mitigar as dificuldades enfrentadas pela Justiça Eleitoral para promover a acessibilidade nos locais de votação. Também propõe um modelo de plano de ação para gestão da acessibilidade dos locais de votação e outro para a celebração de acordos de cooperação técnica com os proprietários dos imóveis.

Segundo a servidora, foi um privilégio ter cursado o mestrado. Ela enfatizou que somente foi possível a sua participação graças à política de desenvolvimento humano e capacitação do Tribunal, que tem como foco o incentivo ao aprendizado para o desenvolvimento de habilidades visando o melhor desempenho das atribuições e a busca por soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral.

“O curso permitiu que eu ampliasse meu conhecimento em uma área na qual todos os servidores das zonas eleitorais trabalham intensamente desde o ingresso na Justiça Eleitoral e possibilitou uma visão ampla de todas as etapas do procedimento desenvolvido visando o seu alcance: a acessibilidade”, destacou.

História com o TRE-TO

Helaine Christina ingressou no TRE-TO em novembro de 2006. Atuou nos cartórios da 25ª, 19ª, 26ª e 29ª Zonas Eleitorais. Desde o ano de 2018 está lotada na sede do Tribunal, integrou a equipe da Corregedoria Regional Eleitoral e atualmente exerce suas funções no Gabinete da Diretoria Geral.

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão

9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas

#ParaTodosVerem: A imagem mostra a servidora Helaine sentada em uma cadeira de escritório, trabalhando em frente a dois monitores. Ela veste uma blusa branca com detalhes em renda e pérolas nos ombros, além de um crachá azul pendurado no pescoço. Na mesa, há um teclado, um notebook aberto exibindo um documento, além de objetos pessoais e de escritório, como telefone fixo, garrafa de bebida, organizadores, canetas, fones de ouvido e pequenos enfeites.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido