EJE-TO compartilha experiências de educação política no Fórum Nacional VerDemocracia
Encontro em Belém debate o "Diagnóstico Institucional" das Escolas Judiciárias Eleitorais e o avanço de programas de inclusão sociopolítica.

Como parte da programação do Fórum Nacional VerDemocracia, que acontece em Belém (PA), na manhã desta terça-feira, 16, foi realizada a reunião entre diretores das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) de todo o país. Representando a diretora executiva da EJE tocantinense, Juliana Avelar, participou o chefe do Núcleo de Gestão Socioambiental e Estatística (Nugest) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Evaldo de Menezes Tacho Junior.
O encontro foi presidido pelo ministro Cristiano Zanin, diretor da EJE do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), junto com o vice-diretor da EJE do Pará e vice-diretor do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), juiz Marcus Alan de Melo Gomes. Durante a reunião, foi apresentado o "Diagnóstico Institucional", que mostrou que metade das EJEs já têm projetos voltados à sustentabilidade e que a maioria das escolas trabalha principalmente com Sustentabilidade Social. Também foram apresentadas sugestões de como as EJEs podem ampliar ações e projetos de sustentabilidade.
Iniciativas de todo o país
Durante a reunião, foram compartilhadas experiências de outros tribunais, como cursos de gestão socioambiental, acessibilidade e inteligência artificial. O TRE-TO, apresentou as experiências dos programas permanentes de inclusão sociopolítica promovidos pela EJE-TO, focados na Sustentabilidade Social e Cidadã. Entre os programas destacados estão os de Educação Política para Quilombolas, Povos Originários, Agentes de Democracia e +Mulher+Democracia.
“A reunião foi importante pois abordou a uniformização das estratégias educacionais e institucionais, bem como reforçou a integração entre democracia, sustentabilidade e cidadania nas atividades e ações realizadas pelo Sistema EJE. Assim, evidenciando a responsabilidade da Justiça Eleitoral com o Pilar Social”, destacou o chefe do Nugest.
Programação
No seu último dia de realização, a programação do Fórum VerDemocracia contemplou painéis sobre processo eleitoral e novas tecnologias, poder judiciário e economia verde, inclusão social e cultura democrática, além de discussões acerca da propaganda eleitoral e de um ambiente cívico saudável. Também estarão em pauta os custos ambientais do processo democrático e as perspectivas para as eleições de 2026. Confira a programação completa no site do evento.
Objetivos Estratégicos:
3 - Fomentar a educação política da sociedade
6 - Aprimorar políticas e práticas de sustentabilidade
Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
Com informações do TRE-PA
#ParaTodosVerem: A imagem é uma composição de quatro fotos que documentam a reunião de diretores das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs), que ocorreu como parte do Fórum Nacional VerDemocracia em Belém, no Pará. A foto superior esquerda mostra a plenária em uma longa mesa, enquanto a superior direita e a inferior direita focam no chefe do Núcleo de Gestão Socioambiental e Estatística (Nugest), Evaldo de Menezes Tacho Junior, representante da EJE-TO, em um momento de discurso com um microfone. Já a foto inferior esquerda registra um retrato de grupo com todos os participantes em pé, indicando o encerramento da atividade.