Justiça Eleitoral do Tocantins participa do Fórum Nacional VerdeMocracia em Belém
Evento reúne especialistas e representantes da sociedade civil para debater os desafios da democracia em diálogo com questões ambientais e sociais.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Adolfo Amaro Mendes, acompanhado do diretor-geral José Machado dos Santos e do chefe do Núcleo de Gestão Socioambiental e Estatística (Nugest), Evaldo de Menezes Tacho Junior, participa, entre os dias 15 e 17, em Belém do Pará, do Fórum Nacional VerdeMocracia, evento que reunirá autoridades do Poder Judiciário, especialistas e representantes da sociedade civil para debater os desafios da democracia em diálogo com questões ambientais e sociais.
A solenidade de abertura ocorrerá no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, e contará com a conferência da Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que abordará o tema “Democracia e Eleições: Questões Atuais”.
Nos dias seguintes, a programação contemplará painéis sobre processo eleitoral e novas tecnologias, poder judiciário e economia verde, inclusão social e cultura democrática, além de discussões acerca da propaganda eleitoral e de um ambiente cívico saudável. Também estarão em pauta os custos ambientais do processo democrático e as perspectivas para as eleições de 2026. Confira a programação completa: https://sites.google.com/tre-pa.jus.br/verdemocracia
Compromisso com a instituição
Para o presidente do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes, a participação da Justiça Eleitoral do Tocantins representará o compromisso da instituição em alinhar sua atuação às agendas nacionais de inovação, sustentabilidade e fortalecimento da democracia:
“Estar presente neste Fórum será reafirmar que a Justiça Eleitoral do Tocantins está comprometida em dialogar com os grandes temas que desafiam a democracia no século XXI. O futuro das eleições passa, necessariamente, por soluções que aliem tecnologia, inclusão e responsabilidade ambiental, e é nesse horizonte que buscamos alinhar nossa atuação institucional”, destacou.
O diretor-geral, José Machado dos Santos, adiantou que os debates oferecerão subsídios para aprimorar a gestão administrativa e estratégica do Tribunal, enquanto o chefe do Nugest, Evaldo de Menezes Tacho Junior, frisou a importância de integrar governança, estatística e sustentabilidade, elementos transversais que serão discutidos no evento.
Encerramento
O Fórum Nacional VerdeMocracia será encerrado no dia 17 de setembro, com a conferência “Eleições 2026: Desafios e Perspectivas”, a ser proferida pelo Ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal e vice-presidente do TSE.
Objetivos Estratégicos:
6. Aprimorar políticas e práticas de sustentabilidade
7. Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
8. Aperfeiçoar mecanismos de governança
11. Prover transformação digital e inovações tecnológicas
#ParaTodosVerem: A foto mostra o presidente do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes. Ele está sentado em uma cadeira preta, em frente a um painel de madeira com detalhes em marchetaria. O presidente usa uma beca preta, sobreposta a um terno e uma camisa social branca, com uma gravata preta de bolinhas brancas. Ele está olhando ligeiramente para o lado direito da foto, com uma expressão séria.