No Fórum Nacional VerDemocracia em Belém, Justiça Eleitoral do Tocantins reafirma compromisso com a cidadania
Com a presença do presidente do TRE-TO, evento destaca a importância do fortalecimento das instituições eleitorais

Com o objetivo de discutir o futuro e os desafios da Justiça Eleitoral diante das mudanças climáticas e das transformações tecnológicas, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Adolfo Amaro Mendes, participa do Fórum Nacional VerDemocracia em Belém (PA). O evento reúne entre os dias 15 e 17, autoridades dos três Poderes, representantes da sociedade civil e especialistas para debater os desafios da democracia no Brasil e no mundo, com foco especial na Amazônia e na sustentabilidade democrática.
A conferência de abertura foi proferida pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, que destacou a democracia como um direito fundamental e lembrou a importância do fortalecimento das instituições eleitorais. A ministra ressaltou a dedicação das magistradas, magistrados e das servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, além da confiança do povo brasileiro no processo de votação, considerado referência internacional.
Fortalecer o debate democrático
Durante sua participação, o presidente do TRE-TO enfatizou a relevância do encontro para o fortalecimento do debate democrático. “O Fórum Nacional VerDemocracia nos convida a refletir sobre a essência da democracia como um direito fundamental e sobre a responsabilidade que temos, enquanto magistrados e servidores da Justiça Eleitoral, de assegurar processos eleitorais seguros, acessíveis e transparentes. Estar presente nesse espaço é reafirmar o compromisso do TRE-TO com a cidadania e com a construção de um Brasil mais justo e solidário”, destacou o desembargador.
Dia Internacional da Democracia
O evento também marcou simbolicamente o Dia Internacional da Democracia, celebrado em 15 de setembro, e reforçou a necessidade de união de esforços para garantir um futuro democrático às próximas gerações.
O Fórum segue até o dia 17 de setembro, com mesas-redondas, painéis e conferências que discutirão temas como meio ambiente, inclusão social, participação popular e os preparativos para as eleições de 2026.
Objetivos Estratégicos
-
Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
#ParaTodosVerem: Na imagem, o presidente TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes. Ele tem pele clara, com cabelos grisalhos e óculos de armação preta, está de frente para a câmera. Veste um terno cinza escuro sobre uma camisa social clara, com uma gravata estampada em tons de rosa e cinza. Ao fundo, está uma faixa promocional de um evento. A faixa é amarela na parte superior e verde na inferior. Nela está escrito em letras grandes e amarelas, a palavra VERDEMOCRACIA e acima, em letras menores, a frase FÓRUM NACIONAL. Mais abaixo, a logomarca do evento tem o texto ELEIÇÕES 2026.