Setembro Amarelo: servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral do Tocantins participam de palestra sobre a relação entre o amor e a felicidade
Encontro integra ações de valorização da vida e incentiva reflexões sobre relações humanas no ambiente de trabalho.

Refletir sobre o amor e a saúde mental foi o tema central da palestra "Fenomenologia do Amor e da Felicidade", realizada nesta quarta-feira, 24, no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores participaram do encontro, que buscou explorar como esses sentimentos impactam nossa experiência cotidiana. A apresentação também foi transmitida ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube, ampliando o alcance do evento para todas as zonas eleitorais do estado.
Neste mês de setembro, a iniciativa da Justiça Eleitoral do Tocantins tem um compromisso direto com a valorização da vida, visando o bem-estar emocional para além do ambiente de trabalho. O assessor de Planejamento e Gestão da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Haleks Marques Silva, conduziu a palestra abordando a fenomenologia do amor e sua relação com a busca da felicidade.
O tema apresentado ressaltou também o resgate à vida do vazio e do desespero, falando sobre como a falta de sentido pode levar a questões existenciais. "Na nossa existência, nós nos deparamos com o abismo, com o vazio, com a escuridão e com o desespero. Nesse sentido, a fenomenologia do amor vem como uma resposta, uma tentativa de mostrar que o amor é uma força que nos resgata desse abismo", destacou o palestrante.
Diferentes formas de amor
Na ocasião, o servidor abordou a relação profunda entre o amor, em suas várias formas, e a busca humana por sentido e felicidade. Durante a apresentação, foram discutidas múltiplas interpretações do amor, incluindo visões filosóficas e religiosas, e o impacto desses entendimentos na vida cotidiana, como o sentimento se apresenta na amizade, na família, na paixão, no divino e também no amor próprio.
"Compreender o amor nos ajuda a construir vínculos mais saudáveis e significativos, tanto na vida pessoal quanto no ambiente de trabalho", disse o palestrante. “O amor próprio é o que tem dentro de você, é saber que a sua vida importa. Temos que ter atitudes de autocuidado, de benevolência e cuidar de nós mesmos. O amor saudável por si mesmo, base para o equilíbrio emocional, a autoestima e a autocompaixão. Quando não conseguimos fazer tudo sozinho, buscar o apoio dos amigos, da família e o atendimento profissional, é o maior ato de amor próprio”, afirmou Haleks.
Sobre a felicidade, o palestrante destacou que ela é a busca por algo que dê sentido à vida. “É outra dimensão, saber onde você está, quem você é e quem está na sua vida”, falou.
Saúde emocional em foco
A palestra, que faz parte da campanha “Palavras que acolhem, cuidam - clareza e respeito sem ruído e estresse”, é uma iniciativa do Núcleo de Atendimento Psicossocial (Napsi) em parceria com a Coordenadoria Médica (Comed).
A coordenadora da Comed, Mary Carlos Freire, agradeceu o apoio da instituição no engajamento das iniciativas da Coordenadoria. “A Comed envolve o Tribunal todo nas ações e nós somos muito felizes porque todos nos ajudam de muito bom grado”, destacou.
Com o foco na saúde mental, a psicóloga do TRE-TO, Ester Borges de Lima Dias, comentou sobre a importância da palestra. "Essa palestra sobre o amor nos lembra a capacidade que nós temos de nos reinventar e de perceber a vida na particularidade do nosso olhar. Quando a gente, sobretudo, aprende a se amar, se valorizar, a se perceber, o amor começa de dentro para fora", afirmou a psicóloga.
Gestão de Pessoas e bem-estar mental
Representando a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), o coordenador de Pessoal (Copes), Clairton Thomazi, enfatizou a atuação da SGP como suporte emocional dos servidores e colaboradores. “Essas reflexões nos fortalecem para transpormos, às vezes, momentos de dificuldades. A SGP está à disposição, enquanto apoio, enquanto amigos, enquanto pessoas e lembrem-se, nós temos sempre alguém ao nosso lado”, concluiu o servidor.
A ação reforça o compromisso da Justiça Eleitoral do Tocantins em olhar além das rotinas administrativas e jurídicas, priorizando também o cuidado com quem faz parte da instituição.
Objetivos Estratégicos:
8 - Aperfeiçoar mecanismos de governança
9 - Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Pablo Gabriel (estagiário Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A fotografia mostra o palestrante, Haleks Marques Silva, de terno azul claro em pé, segurando um microfone e palestrando para o público. Ele está no plenário do TRE-TO com poltronas ocupadas por servidoras e servidores que o escutam atentamente. Ao fundo, há uma mesa de autoridades, a bandeira do Brasil e telas exibindo informações da apresentação.