11º episódio do “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhecimentos” aborda novos recursos da versão 5.0 do SEI
Apresentação foi do coordenador de Suporte e Infraestrutura do TRE-TO.

Os encontros do “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhecimentos” retornaram nesta quinta-feira, 5, com o 11º episódio. Após dez edições de sucesso no último ano, o primeiro encontro de 2026 foi realizado com o tema “SEI: Boas práticas e novidades da versão 5.0” e contou com a participação de cerca de 200 pessoas da Justiça Eleitoral do Tocantins em reunião virtual pelo Google Meet.
O tema foi apresentado pelo coordenador de Suporte e Infraestrutura (CSI) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Alysson Martins Bruno. O servidor abordou os novos recursos e avanços da mais nova versão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que agora conta com interface renovada, editor atualizado e aperfeiçoamentos significativos na infraestrutura.
Do manual ao digital
O coordenador da CSI, Alysson Martins Bruno, deu início à apresentação falando sobre a nova versão do SEI que foi instalada na Justiça Eleitoral do Tocantins no último dia 23 de janeiro, a versão 5.0.3, e abordou um breve histórico da gestão processual do TRE-TO, que, até 2011 utilizava o processo manual, migrando então para o Processo Administrativo Digital (PAI) e em 2014 para o SEI, na versão 2.5. Ao longo dos anos, a Justiça Eleitoral do Tocantins atualizou para as versões 2.6, 3.0, 3.1, 4.0 e 4.1.
O SEI foi criado e desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Alysson explicou que, atualmente, a ferramenta é utilizada por mais de 110 órgãos e sua evolução refletiu as necessidades de toda a comunidade que o usa, e não apenas as do TRE-TO. Ele também explicou que a gestão do SEI é compartilhada, mas o TRF4 ainda tem a decisão final.
Novidades
O servidor apresentou as novidades da versão 5.0 do SEI. Uma das novas configurações permite que o usuário defina o bloco de assinaturas como página inicial, eliminando assim a necessidade de controle de processo. Ele também mostrou o novo editor de texto, caracterizado pela ausência de cores na maioria dos ícones, e o recurso de “Lixeira”, que armazena documentos excluídos por até 45 dias.
Boas práticas
O coordenador também falou sobre o uso do botão de ciência, em vez de serem feitos despachos de ciência, que criam “informações mortas” e dificultam a localização de informações importantes, também sendo um problema para colegas que não podem usar o mouse.
Também sugeriu evitar despachos de encaminhamento, incentivando coordenadores a marcarem posição ou acrescentarem informações em vez de apenas repassarem o processo
Entre outras sugestões de boas práticas, o servidor disse que processos abertos, mas que não estão em atividade imediata, sejam fechados e reabertos programadamente.
Destaque
Ao final do encontro, o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, parabenizou Alysson e a equipe da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede), responsável pela realização do Programa 60 Minutos, destacando o alto número de participantes. O diretor encerrou também agradecendo à Secretaria de Tecnologia de Informação (STI) e à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) por consolidarem a ideia de socialização do conhecimento no Tribunal.
Cronograma do 60 Minutos
Os encontros do “Programa 60 Minutos: TRE-TO Socializando Conhecimentos” são realizados de forma quinzenal. O próximo episódio acontecerá no dia 19 de fevereiro. A cada evento, uma unidade do TRE-TO apresenta um tema referente ao trabalho que faz na Justiça Eleitoral do Tocantins e, dessa forma, os demais integrantes aprofundam seus conhecimentos e entendem mais sobre as funções de cada setor.
A iniciativa foi idealizada pela Coede e os encontros contemplam as diretrizes dos eixos prioritários Integridade, Conformidade e Produtividade, fundamentados pelo Programa de Gestão 2025-2027. O programa também está alinhado com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário e com as diretrizes do TSE.
Objetivo Estratégico:
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem é um print de uma reunião on-line, realizada por plataforma de videoconferência, o Google Meet, com apresentação de slides em andamento. No centro da tela, aparece um slide institucional do TRE-TO, com o título “Boas Práticas: Ciência”. O slide traz uma lista de orientações relacionadas ao uso do SEI. Na lateral direita da tela, são exibidas as janelas dos participantes, incluindo o apresentador, além de outros participantes com câmera ligada e ícones de usuários sem vídeo. No canto inferior, aparece a indicação de mais de 175 pessoas participando da reunião.

