TRE-TO dará posse a novos membros da Corte Eleitoral nesta quarta-feira, 11
Recomposição ocorre após promoções no TJTO e garante continuidade dos trabalhos.

Em solenidade marcada para às 10h desta quarta-feira, 11, na sala de reuniões da Presidência, a Corte Eleitoral do Tocantins receberá novos membros. A posse dos juízes acontece após alterações na formação do colegiado decorrentes de promoções no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).
A desembargadora Silvana Maria Parfieniuk, anteriormente juíza titular na classe dos magistrados, retorna à Justiça Eleitoral do Tocantins como membro substituta na classe dos desembargadores, ocupando a vaga deixada pela desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe. Enquanto isso, o juiz Jocy Gomes de Almeida tomará posse na Corte como titular na classe dos magistrados, na vaga deixada pela então juíza Silvana ao ser promovida a desembargadora.
Os juízes Roniclay Alves de Morais e Adriano Gomes de Melo Oliveira serão empossados como membros substitutos na classe dos magistrados, respectivamente nas vagas deixadas pelo juiz Nelson Coelho Filho e pela juíza Hélvia Túlia Sandes Pedreira. Ambos os ex-membros também deixaram a Corte após serem promovidos ao cargo de desembargadores.
Mudanças
As alterações na Corte decorrem das promoções dessas magistradas e magistrados, ocorridas em 18 de dezembro de 2025, durante sessão administrativa do TJTO. A ascensão ao cargo de desembargador encerrou automaticamente a atuação dos juízes na Justiça Eleitoral, tornando necessária a recomposição do colegiado.
Composição
A Corte Eleitoral é formada por sete membros titulares: dois desembargadores, dois juízes de Direito, um juiz federal e dois juristas, além do procurador regional eleitoral. Também integram o colegiado membros substitutos, que atuam em caso de afastamentos ou impedimentos.
Objetivos Estratégicos:
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Texto: Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra o interior do plenário do TRE-TO, com aparência moderna e organizada. No centro, há uma grande bancada em formato semicircular, feita em madeira e acabamento escuro, equipada com vários monitores, microfones e cadeiras estofadas, destinadas aos membros da Corte. Ao fundo, vê-se a parede revestida em madeira, com aparelhos de ar-condicionado e iluminação embutida no teto, que confere um ambiente claro e bem iluminado. À esquerda do fundo do plenário, estão posicionadas bandeiras do Brasil, Tocantins e Palmas. No primeiro plano, há monitores voltados para a área central, provavelmente utilizados para apresentação de informações durante as sessões.

