TRE-TO realiza 2º Seminário Científico da Escola Judiciária Eleitoral
O evento acontece dia 26 de fevereiro, a partir das 9h.

Para fortalecer a troca de conhecimentos e aproximar a produção acadêmica da prática institucional, a Justiça Eleitoral do Tocantins realiza o 2º Seminário Científico da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO), com o tema “Do Mestrado/Doutorado à Prática: Construindo Conhecimento e Inovação”. Com abertura do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Adolfo Amaro Mendes, o evento acontece na quinta-feira, 26, a partir das 9h, auditório do Tribunal.
Em sua segunda edição, o seminário é promovido pela EJE-TO em parceria com a Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede). O objetivo é incentivar o compartilhamento de experiências e pesquisas desenvolvidas por doutoras, mestras, mestres e profissionais da instituição, promovendo inovação e aprimoramento das atividades.
Programação
O evento contará com a palestra magna “Parcerias que Geram Impacto: a Aproximação entre Instituições Públicas e Universidades”, ministrada pela reitora Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Na sequência, às 10h, será apresentada o trabalho “A Prestação de Contas dos Partidos Políticos à Justiça Eleitoral: Tecnologias Digitais Disponíveis Utilizadas na Análise dos Processos”, de autoria da assessora de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa)e mestra Keila Maria Luiz dos Santos Tanganeli.
Às 11h, o assessor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e mestre Benedito Palheta dos Santos aborda o tema “Estruturação de um Ambiente de Business Intelligence (BI) para Gestão da Informação em Saúde: a Experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Palmeirópolis”.
No período da tarde, às 14h, a apresentação será ministrada pela oficial do gabinete da presidência edoutora Maria da Vitória Costa e Silva, com o tema “A Participação Popular e Social: uma Análise sob a Perspectiva do Planejamento Urbano em Palmas - TO (Brasil)”.
Encerrando o evento, às 15h, o assistente da Seção de Redes e Segurança de Computadores (Seres) e mestre Marcelo Ribeiro de Oliveira apresenta o tema“Protótipo de ‘Back-End’ do Sistema de Provisão de Persistência de Registros Funcionais e Visualização Estruturada em Wikidata, no Contexto do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins: uma Validação Conceitual por Estudo de Caso Instrumental”.
Certificação
A programação é aberta a magistrados, magistradas, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores e haverá certificação para quem realizar o registro de presença no evento. A iniciativa reforça o compromisso institucional com a qualificação contínua e a valorização do serviço público.
Objetivos Estratégicos:
8- Aperfeiçoar mecanismos de governança
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Texto: Guilherme Paganotto e Suzane Barbosa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem é um card institucional de divulgação do 2º Seminário Científico da EJE/TO. O fundo é em tons de azul escuro, com efeito de luzes desfocadas, transmitindo um clima acadêmico e solene, com detalhes gráficos em amarelo e branco. No topo, em destaque, lê-se o título: “2º Seminário Científico da EJE/TO”, seguido do subtítulo “Do Mestrado/Doutorado à Prática: Construindo Conhecimento e Inovação”. À esquerda, há a informação de abertura do evento, atribuída ao Desembargador Adolfo Amaro Mendes, identificado como Presidente do TRE-TO. Logo abaixo, aparece a palestra magna, com o tema “Parcerias que Geram Impacto: a aproximação entre instituições públicas e universidades”, ministrada pela Reitora Maria Santana Ferreira dos Santos, acompanhada de sua fotografia em destaque. À direita do card, estão dispostas fotografias circulares de doutora e mestres apresentadores, com seus respectivos nomes identificados abaixo das imagens: Maria da Vitória, Keila Tanganelli, Marcelo Ribeiro e Benedito Palheta. Na parte inferior, há um bloco informativo com a data e local do evento: 26 de fevereiro, a partir das 9h, no Auditório do TRE-TO. No canto inferior direito, aparecem as logomarcas do TRE-TO e da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins, reforçando o caráter oficial e institucional do material.

