Justiça Eleitoral: eu faço parte dessa história

Conheça Marisa Webler, oficial de gabinete da CRE/TO.

Conheça Marisa Webler, oficial de gabinete da CRE/TO.

A sexta matéria especial da série Justiça Eleitoral: eu faço parte dessa história, que visa valorizar os talentos da Justiça Eleitoral do Tocantins e reforçar todo esforço e dedicação dos servidores em prol do cumprimento da missão institucional de “garantir a legitimidade do processo eleitoral para fortalecer a Democracia”, tem como protagonista Marisa Batista Alvarenga Webler, oficial de gabinete da Corregedoria Regional Eleitoral do Tocantins - CRE/TO.

Comemorando 16 anos de Justiça Eleitoral nesta segunda-feira (2/8), Marisa tem vasta experiência em diferentes frentes que atuou desde 2005, quando assumiu o concurso para o cargo de Analista Judiciário, área judiciária.

Em todos esses anos, além das atividades de suas lotações, Marisa prestou apoio a Zonas Eleitorais, participou de várias capacitações que somam mais de 800 h/a somente nos últimos dois anos, compõe a Comissão Editorial do Livro Normas Eleitorais e Partidárias desde 2006 e a Comissão Editorial da Revista Jurídica do TRE/TO. Marisa também é membro suplente do Conselho Deliberativo do TRE Saúde (Codel), membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal (NUAI) e do grupo de trabalho do Programa de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas.

Natural de Brasília-DF, Marisa veio para Palmas em abril de 1993, onde concluiu o ensino fundamental, fez o ensino médio, faculdade de Direito e especializações em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e Direito Notarial e Registral.

Sua primeira lotação como servidora desta Justiça especializada foi na 6ª Zona Eleitoral de Guaraí, onde atuou em 2005 no Referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munições. Após o referendo, Marisa assumiu a chefia do cartório, permanecendo no cargo e na referida Zona até março de 2006, quando foi removida para a Secretaria do Tribunal, onde trabalhou, inicialmente, na antiga Seção de Licitações e Contratos da Secretaria de Administração e Orçamento (SADOR) e, logo depois, como assistente da recém-criada Seção de Contratos.

Já na Secretaria, a servidora prestou apoio direto em três Zonas Eleitorais, em 2006 e 2020 na 23ª ZE de Pedro Afonso; em 2007 na 3ª ZE de Porto Nacional; e na 18ª ZE de Paranã na realização das Eleições 2010.  “Dentre minhas passagens pelas zonas eleitorais relembro que na 18ªZE de Paranã fui aos municípios de Palmeirópolis e São Salvador e visitei localidades na zona rural andando por estradas de chão e conhecendo a realidade difícil daquela região, com seus rios secos e carência de recursos, mas população gentil e hospitaleira”, recorda.

De agosto de 2006 a julho de 2015, Marisa trabalhou na assessoria de Juiz Membro do Tribunal, no gabinete de Juiz oriundo da classe dos juízes federais. Durante quase 9 anos Marisa assessorou quatro juízes, um deles por dois biênios, trabalhando na análise de processos judiciais e administrativos, redação de minutas e várias atividades relacionadas ao Gabinete, especialmente nos períodos eleitorais de cinco eleições (2006, 2008, 2010, 2012 e 2014), ocasiões em que o volume de processos aumenta consideravelmente, com curto prazo para apreciação e julgamento.

Em julho de 2015, Marisa foi para a Assessoria Especial da Presidência (Asesp), e em agosto de 2017, após período de licença-maternidade, ocupou até julho de 2019 o cargo de Assessora Jurídica da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE/TO).

Marisa relembra ainda que, no ano de 2018, o Tocantins realizou Eleições Suplementares e Eleições Gerais, cada uma com dois turnos, ocasião em que se verificou intensa judicialização do período eleitoral, especialmente nas eleições suplementares, o que demandou ainda mais atividade da Corregedoria do Tribunal e, por consequência, de seus servidores, especialmente da assessoria jurídica e coordenadoria.

Ainda na Corregedoria, em junho de 2019, Marisa ocupou o cargo de Assistente de Gabinete e, a partir de julho de 2021, foi designada Oficial de Gabinete, sempre trabalhando na análise de processos judiciais e administrativos, na equipe de assessoramento ao corregedor, com atividades afetas ao bom andamento dos trabalhos da Corregedoria. “Desde 2006, em razão de trabalhar com análise processual e redação de minutas, na assessoria de Juiz Membro, acompanho o Tribunal Pleno em suas sucessivas formações, os julgamentos e evoluções de entendimento, ficando atenta também aos julgados dos Tribunais Superiores”, afirma.

Com a pandemia da Covid-19 todos os setores do Tribunal tiveram que se reinventar e se adaptar ao trabalho remoto e, para Marisa, o momento apesar de inesperado e difícil não está trazendo prejuízo aos serviços. “Em 2021, pela primeira vez, as inspeções nos cartórios eleitorais foram realizadas de forma virtual, com reuniões pelo Google Meet e verificação dos processos diretamente no PJe Zonas. Conseguimos atender aos eleitores com as ferramentas tecnológicas disponibilizadas e realizamos com louvor as Eleições de 2020. Vejo que o nosso trabalho, mais uma vez, foi de suma importância para garantir o exercício da cidadania e preservar a democracia”, avaliou.

Com muita competência, responsabilidade e dedicação Marisa Webler segue trilhando uma carreira de sucesso e contribuindo com a história da Justiça Eleitoral. “Sempre tive muito orgulho de trabalhar na Justiça Eleitoral, de ver o resultado do nosso trabalho e a evolução pela qual passamos desde a urna de lona e o processo físico, até a urna eletrônica e, mais recentemente, o processo judicial eletrônico e tantas outras inovações. O entusiasmo e a alegria que carrego comigo se renovaram muitas vezes ao longo desses anos, mas, na essência, são os mesmos de quando passei a integrar os quadros do Tribunal, há 16 anos”, conclui. 

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

 

Conheça também:

Elias Mesquita, chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis

Clairton Thomazi, chefe da Seção de Gestão de Desempenho

Maria Erlene, chefe da 35ª zona Eleitoral de Novo Acordo

Keila Tanganeli, chefe da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias

João Paulo Aires, chefe da 20ª Zona Eleitoral de Peixe

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido