Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história

Conheça Maria Erlene, chefe da 35ª zona Eleitoral de Novo Acordo.

Conheça Maria Erlene, chefe da 35ª zona Eleitoral de Novo Acordo.

Na edição de maio da série Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história, temos como protagonista Maria Erlene de Sousa Dias, chefe da 35ª Zona Eleitoral de Novo Acordo. Formada em História e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil, ela atua na Justiça Eleitoral do Tocantins desde 2007, estando na chefia do cartório de Novo Acordo desde janeiro de 2014.

Sua história com os serviços eleitorais começou em 1994 quando, na condição de escrivã do Judiciário Estadual na Comarca de Porto Nacional, prestou apoio à Justiça Eleitoral do Tocantins no período de eleições, dando suporte aos juízes, compondo as juntas eleitorais e secretariando a apuração dos votos em cédulas. No ano de 2006 Erlene assumiu o concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Pará e um ano depois assumiu o cargo de analista judiciária no Regional tocantinense. Sua primeira lotação foi na 33ª ZE de Itacajá, entre março e setembro de 2007 ; posteriormente, por meio de concurso remoção, foi para a 35ª ZE de Novo Acordo, onde atua até hoje.

A Zona Eleitoral de Novo Acordo engloba, em sua maioria, a população que vive na região do corredor ecológico do Jalapão. São 17.565 mil eleitores dos municipios de Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins.

Erlene conta que quando chegou na 35ª ZE um dos grandes desafios foi fazer a revisão eleitoral e vistoria dos locais de votação em zonas rurais e locais de difícil acesso do município de Lizarda. “Além de enfrentar quase 200 km de estrada de chão, encaramos pontes de madeiras desgastadas, que muitas vezes necessitava da adição de tábuas para a passagem dos veículos, travessias a pé quando o rio transbordava, e infraestrutura precária também nas escolas da região, que na época eram construídas com palhas”, recorda.

A partir desta realidade, ela apresentou ao juiz eleitoral da época um empenho para a criação e instalação de uma seção eleitoral na localidade, com o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos à Justiça Eleitoral. Hoje esta região intitulada como distrito de Alto Bonito tem duas sessões eleitorais que contemplam mais de 400 eleitores.

“Enfrentamos muitas dificuldades para levar os serviços da Justiça Eleitoral a uma comunidade tão simples e sem estrutura física adequada, mas também participamos do processo de evolução da região. Hoje a escola é totalmente edificada, a ponte de madeira deu lugar a uma ponte de concreto e a estrada melhorou com a adição de cascalho”, comemora.

Com 14 anos de carreira na Justiça Eleitoral do Tocantins, Erlene lembra com satisfação cada etapa do caminho. “Eu tenho muito orgulho de ter feito parte dessa trajetória, tanto de atender bem e facilitar ao eleitor o direito do exercício da sua cidadania, como também atender a expectativa dos eleitores daquela região que muito sofriam para ter acesso aos nossos serviços. É muito gratificante olhar para trás e ver que nós participamos dessa formação e crescimento”, sintetizou.

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

 

Conheça também:

Elias Mesquita, chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis

Clairton Thomazi, chefe da Seção de Gestão de Desempenho

Keila Tanganeli, chefe da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido