Justiça Eleitoral: eu faço parte dessa história

Conheça Auryany Dias, chefe da 5ª Zona Eleitoral de Miracema do Tocantins.

Conheça Auryany Dias, chefe da 5ª Zona Eleitoral de Miracema do Tocantins.

A  9ª edição da série Justiça Eleitoral: eu faço parte dessa história, tem como protagonista a servidora Auryany Fonseca Gonçalves Dias. Há quase 17 anos trabalhando em prol da democracia brasileira, a chefe da 5ª Zona Eleitoral de Miracema do Tocantins atuou em outros dois Regionais antes de chegar ao Tocantins.

Auryany Dias começou sua história na Justiça Eleitoral do estado de Santa Catarina, onde em 2005 atuou como Analista Judiciária por 10 meses. Em seguida, passou no concurso do TRE de Minas Gerais e por lá permaneceu por 10 anos antes de pedir redistribuição para o Regional tocantinense. Natural de Teresina - PI, o Tocantins surgiu como uma oportunidade de ficar mais próxima da família. “Foi uma decisão acertada, que me traz muita felicidade hoje por pertencer ao quadro de servidores do TRE-TO”, afirma.

Aqui no estado, a jornada de Auryany na Justiça Eleitoral começou em janeiro de 2016, com muitas aventuras e desafios para garantir ao cidadão o exercício do voto em locais de difícil acesso.“Quando cheguei aqui, uma das experiências mais marcantes que eu tive foi com relação à preparação das eleições nas aldeias, porque até então eu nunca tinha trabalhado com indígenas e nunca tinha trabalhado com local de votação em regiões mais distantes; para mim isso foi uma grande aventura porque a gente precisava sair um dia antes da eleição para montagem das seções e dormir nos locais de votação para preparar tudo para o dia seguinte”, conta.

Em uma das idas e vindas às aldeias, Auryany relembra ainda uma história vivida em 2020, quando foi fazer uma vistoria no local de votação em um dia chuvoso e o carro atolou. “Depois de ter passado por uma ponte que quase quebrou, daquelas que se movimenta e que não tem lateral, apenas duas tábuas e você tem que acertar o pneu para passar, logo em seguida o carro atolou e ele não ia nem para frente nem para trás; foi um desespero muito grande eu comecei a rezar e de repente o carro saiu do lugar, desatolou sozinho, não teve ajuda de ninguém, foi Deus mesmo”, afirma. “Em uma outra ocasião, também nessas idas para as aldeias, teve uma vez que estava chovendo muito e simplesmente a estrada sumiu, não dava para enxergar nada, tivemos que parar o carro e o medo não era nem só daquele mau tempo, mas também de vir outro carro e não enxergar o nosso”, complementa.

Outra lembrança interessante é de 2019, quando a chefe de cartório participou pela primeira vez de uma eleição suplementar. “Eu nunca tinha participado e nunca tinha feito eleição suplementar em 14 anos de Justiça Eleitoral. Aconteceu em Lajeado, em 2019; foi uma decisão rápida e uma eleição atípica, não estávamos acostumados, nunca tínhamos feito e ainda feito em cima da hora, foi uma experiência bem diferente, mas enriquecedora”, destaca.

Além dos ofícios da zona eleitoral, Auryany também já atuou ao longo da carreira em outras atividades, como membro da comissão do concurso do TRE-TO em 2017. Sua atuação rendeu premiação no Programa Valoriza, que visa reconhecer publicamente e motivar os servidores do Tribunal que, além de desenvolverem as atividades da sua unidade de lotação, oferecem contribuições importantes ao Tribunal.

“Me sinto honrada e muito feliz em ser servidora pública, mas especialmente em pertencer ao quadro da Justiça Eleitoral do Tocantins e contribuir com meu trabalho para o exercício da cidadania, através do voto, e demais atribuições de meu cargo”, afirma. 

Série

As reportagens da série Justiça Eleitoral: eu faço parte desta história visam valorizar os talentos da Justiça Eleitoral do Tocantins e reforçar todo esforço e dedicação dos servidores em prol do cumprimento da missão institucional de “garantir a legitimidade do processo eleitoral para fortalecer a Democracia”. A cada mês uma nova história é contada. Confira abaixo o link das edições anteriores:

Elias Mesquita, chefe de cartório da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis

Clairton Thomazi, chefe da Seção de Gestão de Desempenho

Maria Erlene, chefe da 35ª zona Eleitoral de Novo Acordo

Keila Tanganeli, chefe da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias

João Paulo Aires, chefe da 20ª Zona Eleitoral de Peixe

Marisa Webler, oficial de gabinete da CRE/TO

Rogério Miranda, chefe da 28ª Zona Eleitoral de Miranorte

Fernando Ebrahim, chefe da Seção de Gestão de Infra-Estrutura Tecnológica do TRE-TO

 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3229-9500

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido