Dia da mulher: TRE-TO incentiva a participação feminina no processo eleitoral
Dia da mulher: TRE-TO incentiva a participação feminina no processo eleitoral

Neste 8 de março, dia internacional da mulher, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) além de incentivar a participação feminina na politica, também homenageia as mulheres, que ao longo da História do Brasil, foram pioneiras na conquista do direito ao voto e na posse de cargos eletivos.
Nas últimas eleições de 2016, apenas 17% dos cargos foram ocupados por prefeitas e 16% por vereadoras, em todo o Tocantins. Por outro lado, as eleitoras são maioria com 508.713 de cidadãs que possuem o título de eleitor, já os homens são 497.339 dos eleitores.
Homenagem
A primeira eleitora do Brasil foi Celina Guimarães Vianna, alistando-se aos 29 anos de idade. Assim, em 25 de novembro de 1927, na cidade de Mossoró, foi incluído o nome de Celina Guimarães Vianna na lista dos eleitores do Rio Grande do Norte. O fato repercutiu mundialmente, por se tratar não somente da primeira eleitora do Brasil, como da América Latina.
Luíza Alzira Soriano Teixeira foi a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina. Tomou posse no cargo em 1º de janeiro de 1929. Viúva, Alzira Soriano disputou em 1928, aos 32 anos, as eleições para a prefeitura de Lajes, cidade do interior do Rio Grande do Norte e venceu com 60% dos votos.
A primeira deputada no Brasil, Carlota Pereira, foi um marco da história da emancipação feminina. Seu mandato foi em defesa da mulher e das crianças e trabalhava por melhorias educacionais que contemplassem melhor tratamento das mulheres. Além disso, publicou uma série de trabalhos em defesa da mulher brasileira.
Fonte: TSE