Advogado Antônio Paim Broglio é empossado como substituto na Corte do TRE-TO
O advogado ficará na Corte durante o biênio 2020-2022

Em solenidade de posse nesta terça-feira (09/06), Antonio Paim Broglio assumiu o cargo de membro substituto da Corte Eleitoral, classe dos juristas. Nomeado pela Presidência da República para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o advogado fará parte da Corte durante o biênio 2020-2022. A cerimônia foi realizada por videoconferência, com participação remota do empossando e membros da Corte.
Ao dar posse ao novo integrante, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Eurípedes Lamounier, destacou a trajetória profissional do jurista e a importância da participação dos advogados na Corte. “O quinto constitucional se torna muito efetivo na Justiça Eleitoral. Vossas Excelências nos trazem as experiências como advogados, o que enriquece as discussões e permite o aprimoramento do nosso regime democrático", afirmou.
Em seu discurso, o empossado ressaltou o trabalho da Justiça Eleitoral tocantinense e a satisfação em fazer parte da Corte. “Diante do atual cenário decorrente da pandemia e com a proximidade das eleições municipais teremos muitos desafios. E com fé na dinâmica desta Corte todas as dificuldades serão superadas. Espero contribuir para o cumprimento da nossa missão institucional”, afirmou Paim.
Em nome do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (COPEJE), o empossado recebeu os cumprimentos da juíza Ângela Haonat. “Muito nos honra tê-lo no TRE Tocantins. Sua exitosa atuação na advocacia tocantinense, especialmente no âmbito do direito eleitoral, muito contribuirá nos julgamentos de processos deste Tribunal”, disse a juíza. Na oportunidade o advogado também foi saudado pelos demais membros da Corte.
Acompanharam remotamente a cerimônia, o Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Marco Villas Boas; os juízes membros José Márcio da Silveira, Ângela Haonat, Marcelo Cordeiro e Márcio Gonçalves; o procurador eleitoral Álvaro Manzano; o diretor-geral Francisco Cardoso e a secretária judiciária, Regina Bezerra.
Perfil
Antônio Paim Broglio é natural de Vacaria/RS. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e especialista em Direito Tributário. Desde 1991 atua na advocacia nas áreas de direito eleitoral, administrativo, constitucional, civil. comercial, processo civil, trabalhista, imobiliário e tributário. Foi assessor jurídico no Tribunal de Justiça, Casa Civil e Secretaria da Segurança Pública.
Foi professor na Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins – UNEST e na Faculdade Serra do Carmo – FASEC.
Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)