Juíza do TRE-TO participa de ação educativa promovida pelo Tribunal de Justiça
O evento aconteceu nesta segunda-feira, 7/8, em Guaraí

A juíza membro do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, Silvana Maria Parfieniuk, participou nesta segunda-feira (7/8) da ação de encerramento do projeto EducaJus, promovido pelo Tribunal de Justiça (TJTO) no Fórum de Guaraí. O EducaJus é uma iniciativa da Gestão 2023/2025 do TJTO, atendendo à Recomendação nº 136/2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta a integrantes do Poder Judiciário visitas e ações periódicas em instituições públicas de ensino, com o objetivo de levar aos estudantes noções básicas de cidadania, direitos fundamentais e sociais, organização dos poderes, e prevenção de conflitos.
A presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, enfatizou a importância do EducaJus, que tem como um dos objetivos aproximar o Judiciário da sociedade, em especial dos estudantes. “Ouvindo os depoimentos, extraí que todos passaram por experiências novas decorrentes da vida. A gente aprende e nunca se contenta com o aprendizado, sempre queremos aprender mais. Esse aprendizado constante é muito importante no Judiciário também tivemos essa experiência”, disse, acrescentando que os seus 34 anos de Judiciário e, como ela, outros magistrados (as), desembargadores (as) desbravaram o Estado trabalhando em prol da sociedade, do povo do Tocantins.
Já a estudante Maria Telma Rodrigues da Silva, 14 anos, declarou que o projeto fortaleceu ainda mais seu sonho de ser promotora. “Eu tive uma visão de futuro, mudou bastante o meu modo de pensar e fortificou ainda mais o meu sonho de me formar. Agora é pensar em estudar mais e mais”, afirmou.
Objetivo estratégico:
3. Fomentar a educação política da sociedade.
(Com informações do TJTO)