TRE-TO participa do EducaJus - De papo com a Justiça, projeto do Poder Judiciário tocantinense
Palestra do “Agentes da Democracia” foi inserida na programação do dia 5/6.

As atividades do “Agentes da Democracia - Formação de Eleitores e Políticos do Futuro”, programa permanente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), fizeram parte da programação do EducaJus - De papo com a Justiça, uma iniciativa do Poder Judiciário tocantinense.
O EducaJus é um projeto, ainda em caráter experimental, que pretende atuar de forma itinerante na promoção dos direitos humanos, junto a estudantes do ensino público municipal em todas as comarcas do estado. A ação teve início no mês de maio e, dividida em etapas, se estende até agosto com um planejamento de ações voltadas a alunos do 9º ano do ensino fundamental II, em duas escolas da Comarca de Guaraí. São elas: a Escola Municipal Núcleo Euclides da Cunha, situada na região rural Beira do Rio; e a Escola Municipal Francisco Pinheiro da Silveira - Anexo 1, no município de Tabocão, distrito judiciário de Guaraí.
Entre os dias 5 e 7/6, a caravana EducaJus, composta por magistrados, servidores, egressos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), além de órgãos e instituições parceiras, voltou à Comarca de Guaraí levando na bagagem novas etapas do projeto, com uma programação desenvolvida para os períodos da manhã e tarde nos três dias.
Agentes da Democracia
Na programação desta segunda-feira (5/6), os servidores do TRE-TO, Dorival Reis e Juliana Marques, ministraram palestra educativa sobre a importância do voto e seu impacto na sociedade, desenvolvendo gincana com questões referentes às leis eleitorais, e, com a utilização de urna eletrônica, simularam votação onde os estudantes puderam eleger candidatos fictícios.
Da Escola Municipal Núcleo Euclides da Cunha, em Guaraí, participaram 11 alunos; já na Escola Municipal Francisco Pinheiro da Silveira, em Tabocão, aproximadamente 40 alunos estiveram presentes nas atividades.
Para a servidora Juliana Bringel, falar de eleição com adolescentes que ainda não possuem idade para votar, é despertar a curiosidade sobre o processo e o desejo em se sentir parte dele. "Eles aprendem brincando! E a tenra idade é um momento oportuno para aprender do jeito certo, até porque eles são o futuro do país. E nosso desejo é que eles consigam chegar em casa e dividir com seus pais e familiares, seus ideais sobre a cidade, a comunidade e a própria escola", disse.
Para Lucas Rodrigues, de 13 anos, aluno do Núcleo Euclides da Cunha, na região Beira do Rio, em Guaraí, aprender sobre eleição foi uma experiência divertida e muito importante. "Participando do jogo e aprendi sobre as regras que existem nas eleições e como estudar o candidato para não cair em papo furado e fake news".
Com informações do TJTO.