Formoso do Araguaia: “Vou votar pela primeira vez, e estou muito feliz por saber mais sobre as urnas”, destaca estudante
Município sede da 15ª ZE recebeu ação do programa Transparência em Foco.

A urna eletrônica é auditável? Tem como invadir o sistema eleitoral? Como os votos são protegidos contra fraudes? Essas e outras perguntas foram respondidas pelos técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) durante a ação do programa "Transparência em Foco - Eleições 2024", nesta quarta-feira, 7, que aconteceu no auditório do Fórum de Formoso do Araguaia, sede da 15ª Zona Eleitoral (ZE).
O evento reuniu eleitoras, eleitores, representantes da sociedade civil e de partidos, que tiveram a oportunidade de entender em detalhes os mecanismos de segurança que garantem a integridade do processo eleitoral.
Urnas eletrônicas e segurança
A Justiça Eleitoral adota várias medidas para garantir que as eleições sejam transparentes e seguras para todas as cidadãs e cidadãos. Uma dessas medidas é a auditoria detalhada, que serve para verificar se o sistema de votação está funcionando corretamente e sem falhas. Além disso, são feitos testes rigorosos de segurança nas urnas eletrônicas, com o objetivo de identificar e corrigir qualquer possível vulnerabilidade.
O coordenador de Suporte e Infraestrutura (CSI), Alysson Martins Bruno, explicou sobre a segurança do voto informatizado. Ele destacou como o sistema protege a privacidade do eleitor e assegura que cada voto seja registrado de forma anônima e segura. Alysson também detalhou o processo de auditoria, enfatizando a importância das auditorias para verificar a confiabilidade.
"Após a confirmação do voto, nem mesmo a urna saberá em quem você votou. Isso garante que seu voto seja totalmente confidencial", explicou o coordenador.
“Só o Brasil usa o voto eletrônico”
De acordo com o servidor, não é correto afirmar que somente o Brasil usa o voto eletrônico. “Na realidade, cerca de 21% dos países ao redor do mundo adotam algum tipo de sistema de votação informatizado”, destacou. E ressaltou ainda que, mesmo com a complexidade das eleições brasileiras, o Brasil possui uma legislação única que se aplica a toda a nação, garantindo uniformidade e padronização no processo eleitoral. Essa centralização permite uma maior organização e eficiência na administração das eleições.
“Eu não sabia que esses países usavam o voto eletrônico. Vou votar pela primeira vez e estou muito feliz por saber mais sobre as urnas e cumprir meu papel como cidadã!”, disse Fernanda Pereira dos Santos, que é estudante do 3º ano do Ensino Médio e moradora de Formoso do Araguaia. Ela e sua turma escolar estiveram presentes na ação adquirindo conhecimentos sobre o processo eleitoral.
Presenças
Além do coordenador da CSI, o evento contou com a presença do juiz eleitoral da 15ª ZE, Valdemir Braga de Aquino Mendonça, e da equipe técnica do tribunal composta pela servidora da Secretaria Judiciária e Gestão da Informação (SJI), Adriana Karlla, e a assessora de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa), Keila Tanganeli.
Transparência em Foco – Eleições 2024
O programa Transparência em Foco - Eleições 2024 começou no dia 22 de julho e está visitando todos os municípios que são sedes de Zonas Eleitorais. O objetivo é garantir que as informações cheguem a todas as regiões e incentivar a participação de toda a população tocantinense. A programação será concluída na próxima segunda-feira, 12, com um evento final em Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral.
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade;
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral.
Texto e fotos: Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Na foto, mulheres de roupa branca estão sentadas, dando atenção ao que é falado.