Ponte Alta: Para juiz eleitoral, veracidade de informações faz diferença no processo eleitoral

TRE-TO destacou as consequências de notícias falsas, desinformações e uso incorreto da inteligência artificial no pleito.

Juiz eleitoral

Informações e notícias falsas podem interferir nas escolhas dos eleitores, pois afetam diretamente a capacidade das pessoas de fazer um voto consciente, de acordo com a realidade. Nesta terça-feira, 23, o programa Transparência em Foco - Eleições 2024 do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) abordou as consequências das fake news, desinformações e uso incorreto da inteligência artificial no pleito. A ação aconteceu no Fórum da Comarca de Ponte Alta do Tocantins, 26ª Zona Eleitoral.

O juiz eleitoral Jorge Amâncio de Oliveira, na ocasião, ressaltou a importância do combate à desinformação para garantir a transparência e a legitimidade das eleições. "O conhecimento e a veracidade das informações são o que fazem a diferença em qualquer processo. Portanto, antes de compartilhar qualquer informação duvidosa, certifiquem-se de que ela é verdadeira. Não reproduzam ou induzam as pessoas ao erro com conteúdos falsos", afirmou o juiz.

Composta pelo coordenador de Suporte e Infraestrutura (CSI), Alysson Martins Bruno; pela assessora de Planejamento e Gestão (Asplan- SJI), Wagna Cristiane Ribeiro dos Santos e; pelo assistente da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa), Francisco Cardoso, a equipe técnica da Justiça Eleitoral abordou desde o cadastro eleitoral até a prestação de contas. O encontro reúne eleitoras e eleitores, candidatas e candidatos, partidos políticos, autoridades locais e a sociedade civil.

Dúvidas 

Os participantes puderam tirar suas dúvidas como transporte de eleitores, voto impresso, prazos para prestar contas e sobretudo, o funcionamento das urnas eletrônicas.  

Registro de candidatura

O registro de candidatura é o que oficializa o pedido dos partidos políticos e coligações à Justiça Eleitoral das pessoas que concorrerão aos cargos eletivos nas eleições municipais deste ano.

A assessora de Planejamento e Gestão (Asplan- SJI), Wagna Cristiane Ribeiro dos Santos, explicou sobre os prazos e datas do calendário eleitoral, assim como possibilidade de os partidos indicarem pessoas para as vagas remanescentes não preenchidas dentro do prazo, a maneira de se proceder diante da necessidade de substituições de candidatos e o percentual mínimo de vagas reservadas para cada sexo

“As convenções partidárias se iniciaram no último sábado, 20, e se encerram no dia 5 de agosto. Após as definições, os partidos têm até o dia 15 de agosto para requerer o registro dos nomes escolhidos na Justiça Eleitoral. Todo o processo é feito pelo CANDex. Então vamos ficar atentos e fazer tudo nos prazos determinados e como exige o sistema de registro de candidatura”, alertou Wagna Cristiane.

Transparência em Foco – Eleições 2024

O programa Transparência em Foco - Eleições 2024 vai atender todos os municípios sedes de Zonas Eleitorais garantindo que as informações cheguem a todas as regiões e incentivando a participação de toda a população tocantinense. 

1/ Galeria de imagens

Objetivos Estratégicos:

2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade;
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral.

Texto e fotos: Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: Na imagem, o público está de costas, voltado para o apresentador que está em pé, falando na frente.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido