Porto Nacional: Ação do TRE-TO abrange todas as partes do processo eleitoral, ressalta participante da região central
Uma equipe técnica do tribunal forneceu informações essenciais sobre o processo eleitoral.

Para promover a participação das pessoas que disputarão ou trabalharão nas eleições municipais deste ano, a primeira etapa do programa Transparência em Foco - Eleições 2024 ocorreu nos municípios de Cristalândia (13ª ZE), Ponte Alta (17ª ZE), Novo Acordo (35ª ZE) e Paraíso do Tocantins (7ª ZE), situados na região central do estado. As ações foram concluídas nesta sexta-feira, 26, em Porto Nacional, na 3ª Zona Eleitoral. Uma equipe técnica do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) forneceu informações essenciais sobre o processo eleitoral.
A contadora do município de Santa Rita, Laís Mara Próspero Macedo, afirmou que todas as informações repassadas permitiram atualizar sobre as alterações ocorridas na legislação eleitoral. “Esta ação do TRE-TO abrange todas as partes do processo eleitoral. Além de saber das mudanças, também é possível aprimorar nosso conhecimento do que determina a lei. Sem dúvida nos permite atuar de forma mais segura e sem causar qualquer prejuízo ou erro ao nosso trabalho”, afirmou a profissional.
Já para o pré-candidato da cidade de Monte do Carmo, Rogério Quirino da Luz, são muitas informações que, para ele, ainda são novidades. “Esta é a primeira vez que vou disputar um cargo eletivo. Ainda não sabia de todas as exigências, da obrigatoriedade de tantos documentos e prazos. Com todas as explicações do TRE-TO, deu para perceber a dimensão e importância em fazer tudo correto para não ter problemas futuramente”, destacou Rogério.
Participaram do evento pré-candidatas e pré-candidatos, advogadas e advogados, contadoras e contadores, e demais profissionais de Porto Nacional, distrito de Luzimangues, Monte do Carmo, Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Santa Rita e Silvanópolis.
Transparência em Foco e segurança das urnas
Esta iniciativa tem como objetivo fortalecer o diálogo e a transparência no processo eleitoral, promovendo um espaço para a troca de informações e esclarecimentos sobre temas relevantes das eleições de 2024. As atividades do programa se iniciaram na última segunda-feira, 22, e continuarão até o próximo dia 9 de agosto nas cidades sede de Zonas Eleitorais.
A segurança das urnas eletrônicas foi pontuada pela juíza eleitoral Umbelina Lopes Pereira Rodrigues. "Temos que ter orgulho de ter nossa própria urna eletrônica, todo um processo eleitoral que foi desenvolvido por nós brasileiros. É seguro, é fechado, não é possível burlar. Hoje em relação à segurança nas eleições, somos referência para o mundo”, afirmou a juíza.
Equipe técnica
A equipe é composta pelo coordenador de Suporte e Infraestrutura (CSI), Alysson Martins Bruno; pela assessora de Planejamento e Gestão (Asplan- SJI), Wagna Cristiane Ribeiro dos Santos e; pelo assistente da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa), Francisco Cardoso.
Durante o programa, foram abordados tópicos essenciais para a integridade do pleito, como segurança eleitoral, registro de candidaturas e prestação de contas.
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade;
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral.
Texto e fotos: Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: Na imagem, uma mulher de camisa azul está de pé apresentando um slide projetado na parede. À sua frente, há pessoas sentadas, todas voltadas para ela, de costas para a câmera.