Acessibilidade: pessoa com deficiência visual, idoso de 88 anos vota com orgulho em Araguaína
“Eu queria ter meu voto como cidadão”, disse Antônio Pajeú Morais.

O voto também é símbolo de afirmação da pessoa como cidadão pleno, por isso é importante que a acessibilidade seja um valor inseparável da Justiça Eleitoral do Tocantins e garanta uma eleição acessível para todo o eleitorado. No segundo maior colégio eleitoral do estado, Araguaína, o casal Antônio Pajeú Morais, 88 anos, e Cândida Alves Morais, 82, foram votar com orgulho. “Dois brasileiros legítimos que não abrem mão do seu direito”, disse o sobrinho do casal, Eudo Morais.
O senhor Antônio sofre de glaucoma, começou a perder a visão no final de 2023 e hoje não enxerga. “Eu queria ter meu voto como cidadão”, afirmou ele depois de ter ido à urna. Isso só foi possível pela acessibilidade garantida pela Justiça Eleitoral, que permite que eleitoras e eleitores com alguma deficiência ou mobilidade reduzida possam ter a ajuda de uma pessoa de confiança na hora de votar.
Para evitar o assédio eleitoral, o voto é individual, único e secreto. Mas em caso de necessidade, o eleitor com deficiência pode ser assistenciado na cabina de votação. Esse auxílio, no entanto, precisa ser autorizado pelo mesário presidente da mesa receptora de votos e o acompanhante não pode estar a serviço da própria Justiça Eleitoral ou de algum partido político ou coligação. Tudo isso para garantir que o voto do cidadão continue livre e seja o que ele quer.
Viver mais
“Pensa em um homem que viveu mais um bocado de anos depois de ter podido ir votar”, falou o sobrinho. “Se sentiu homem como sempre foi e pai de uma geração grandiosa”, finalizou, agradecendo a orientação dada pelo cartório da 1ª Zona Eleitoral de Araguaína, que informou os procedimentos corretos para que o senhor Antônio pudesse ter a chance de exercer seu direito como sempre fez.
O ato de votar não apenas é o direito de escolha do povo por pessoas que o representem, mas também é a prova de que o cidadão ainda é ativo socialmente, não importando os percalços e situações novas às quais ele precisa se adaptar. O voto ainda é a garantia de um ser humano apto, pleno e consciente.
Objetivo Estratégico:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)