Os mais de 978 mil eleitores tocantinenses que foram às urnas nesse domingo, 6 de outubro, foram o principal destaque do Via Eleitoral da semana, programa de rádio do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Nos 139 municípios do estado, 83,55% das cidadãs e cidadãos aptos votaram para escolher seus representantes nas prefeituras e câmaras municipais, deixando o Tocantins com um índice de abstenção abaixo da média nacional.
A capital, Palmas, terá um segundo turno municipal pela primeira vez, marcado para o dia 27 de outubro. A cidade já soma mais de 200 mil eleitores e nenhum dos candidatos ao cargo de prefeito conseguiu mais da metade dos votos válidos.
Convidado do programa, o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, agradeceu as mais de 26 mil pessoas envolvidas na realização das eleições, incluindo magistrados, servidores, colaboradores e estagiários. O magistrado também falou sobre a realização do segundo turno em Palmas. “Temos certeza que tudo vai correr dentro do quadro de normalidade e a justiça eleitoral vai cumprir com a sua missão de executar uma eleição com tranquilidade, credibilidade, agilidade, transparência e segurança”, afirmou ele.
“Chamamos e convidamos todos os eleitores para que compareçam às urnas, escolham de maneira consciente e livre, exerça o seu dever para a realização da democracia, vote com consciência e com tranquilidade”, finalizou o presidente para o Via Eleitoral.
Sobre o Via Eleitoral
Produzido pela Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (Ascom) do TRE-TO, o Via Eleitoral é veiculado na Rádio UFT 96,9 FM, de Palmas, mantida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e na Rádio Unitins 96,1 FM de Palmas (TO), mantida pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O programa vai ao ar às quartas-feiras, às 15h, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário. Além disso, seu conteúdo é reproduzido por 44 rádios no interior do estado, em parceria com as emissoras de Palmas, ampliando o alcance da informação eleitoral em todo o Tocantins.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)