Gestores do TRE-TO avaliam metas e estratégias em reunião institucional
Encontro reforça o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Planejamento, metas e melhoria dos serviços foram os focos da 13ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE), realizada pela Justiça Eleitoral do Tocantins na sexta-feira, 8 de agosto. O encontro reuniu membros do Comitê Gestor de Planejamento Estratégico e Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (COGETIC) e gestores de diversas unidades do Tribunal na sala de reuniões da Presidência na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).
O diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, deu início à reunião enfatizando que o sucesso institucional da Justiça Eleitoral do Tocantins é resultado de um trabalho coordenado, de uma governança bem estruturada e do alinhamento estratégico voltado a garantir a legitimidade do processo eleitoral e o fortalecimento da democracia. “A evolução institucional é um processo contínuo, que exige coragem para transformar, sabedoria para escolher o ritmo adequado e determinação para manter o foco no essencial”, disse.
Pautas da 13ª RAE
Durante a reunião, foram avaliados o andamento do Planejamento Estratégico Institucional 2021-2026 e do Programa de Gestão do atual biênio. Entre os temas discutidos estiveram o monitoramento de indicadores e projetos estratégicos, pendências de encontros anteriores, gestão de planos e programas táticos, metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e contribuições das unidades que atuam no apoio à governança.
Também foi realizada uma análise de cenário com base na matriz SWOT, ferramenta que ajuda a identificar os pontos fortes, fragilidades, oportunidades e ameaças que podem impactar o funcionamento da instituição. Em uma decisão importante, o comitê optou por manter a criação de um indicador para promover a participação feminina em cargos de gestão nas zonas eleitorais. Essa decisão reflete o compromisso da instituição em monitorar e avançar nessa pauta.
O comitê também tomou a decisão de encerrar iniciativas que estavam paralisadas , para realocar recursos e focar em novas prioridades. As unidades responsáveis receberam um prazo para inserir as iniciativas do novo Programa de Gestão 2025-2027 na ferramenta Monday. Futuramente, a 14ª RAE discutirá a "Governança e inteligência de dados (uso de dados, informações e aplicação)".
As reuniões
As RAEs acontecem regularmente a cada quatro meses e têm papel essencial na tomada de decisões estratégicas, contribuindo para garantir que os serviços prestados à sociedade sejam cada vez mais eficientes e alinhados aos objetivos da Justiça Eleitoral.
Objetivos Estratégicos:
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública;;
8 - Aperfeiçoar mecanismos de governança.
Ascom/TRE-TO
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma reunião formal acontecendo em uma sala de conferências. Várias pessoas, homens e mulheres, estão sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira, com notebooks, blocos de anotações, canetas, copos de água e xícaras de café à disposição. No fundo, uma tela exibe o título “13ª Reunião de Análise da Estratégia – RAE” e a indicação de que se trata do Planejamento Estratégico do TRE-TO 2021-2026. Os participantes estão atentos, alguns fazendo anotações, outros observando ou escutando atentamente.