Liderança Empática: palestra capacita equipes do TRE-TO para promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e eficientes

O evento integra a promoção da Semana da Saúde 2025 da Justiça Eleitoral tocantinense.

A imagem mostra um auditório com várias pessoas sentadas, acompanhando uma apresentação. No palc...

“Liderança Empática” foi tema de palestra ministrada na tarde desta quarta-feira, 27, para toda a Justiça Eleitoral do Tocantins. A ação, promovida pelo Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina, integra a programação da Semana da Saúde 2025 e aconteceu presencialmente no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), com transmissão simultânea para as 33 zonas eleitorais tocantinenses por meio do YouTube.

A secretária de Gestão de Pessoas (SGP), Ana Cecilia Machado Catapan, representando o diretor-geral do Tribunal, José Machado dos Santos, fez a abertura do evento, destacando que a iniciativa reflete o compromisso do TRE-TO com a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável, eficiente e humano.

Diversidade e música

Ainda na abertura, foi exibido um vídeo institucional sobre os valores institucionais da Justiça Eleitoral tocantinense: ética, transparência, imparcialidade, celeridade, acessibilidade, sustentabilidade, diversidade e inovação. No evento, o foco foi na diversidade, valor que ressalta o respeito às pluralidades humanas.

O Coral Encanto do TRE-TO também se apresentou no evento com duas canções, a música O Mundo É Um Moinho, original do artista Cartola, e Tocando Em Frente, de Almir Sater.

1/ Galeria de imagens

Liderança Empática

A palestra foi ministrada pela especialista em neurociência do comportamento, Lúcia Barros, que apresentou os conceitos atuais sobre a liderança empática, suas características, a gestão das emoções, saúde mental e a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis, eficientes e felizes, além da prática de mindfulness.

Ao dar início à apresentação, Lúcia Barros falou sobre a definição do que é ser um líder e o que é liderança empática, explicando que a liderança é uma função de serviço que inclui escutar de fato, persuadir com inteligência, acessar a própria intuição, desenhar futuros, se comunicar bem e medir objetivamente resultados.

“O líder empático assume a responsabilidade de encontrar e desenvolver o potencial das pessoas e dos processos”, disse a palestrante. “Pensamos na liderança empática como ajudar a florescer o melhor de cada um, é isso que move o líder empático”.

Autorregulação de emoções

Lúcia Barros destacou a colaboração como o mais importante traço adaptativo do ser humano. “Estamos vindo de narrativas muito fortes sobre individualismo, e essa ideia traz um risco de extinção da própria espécie. Pensar em colaboração e em formas de melhorá-la, é pensar em formas de melhorar a nossa sobrevivência, e isso vale para indivíduos e para organizações”.

Ao trazer a colaboração à tona, a autorregulação das emoções também se tornou um tópico importante. A palestrante apresentou dados que informam que 89% das pessoas são demitidas por não terem inteligência emocional e não por falta de habilidade técnica. Isso inclui não saber se comunicar direito, dar e receber feedback, e não saber colaborar com as outras pessoas. “Você contrata um currículo e junto com o currículo chega uma pessoa”, disse. “Se ela não tiver inteligência emocional, mesmo com as habilidades técnicas excelentes, sairá causando estragos”, afirmou.

Essas habilidades são conhecidas como soft skills, mas aos poucos sendo renomeadas como smart skills, ou seja, habilidades inteligentes, “porque precisamos dela para navegar bem o mundo, precisamos de uma união entre a cabeça e o coração. O racional é necessário, mas a empatia e a compaixão também”, falou Lúcia Barros.

A palestrante também falou sobre a felicidade e a produtividade, segurança psicológica, aprendizado, entrega de alta performance, meditação e práticas respiratórias, mindfulness e escuta ativa. Ao final da palestra, o evento também foi aberto para uma sessão de perguntas e respostas.

Semana da Saúde 2025

A Semana da Saúde é um evento realizado pelo Tribunal com o objetivo de abordar conteúdos pertinentes à saúde física e mental dos servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral do Tocantins, organizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), a Coordenadoria de Assistência Médica e Social (Comed) e o Núcleo de Apoio Psicossocial (Napsi).

Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina

O Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina faz parte do Programa de Gestão 2025-2027 e será constituído de iniciativas e ações que contemplam as diretrizes dos eixos prioritários: Integridade, Conformidade e Produtividade. Também está alinhado à Estratégia Nacional do Poder Judiciário, com as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e com o Planejamento Estratégico do TRE-TO.

Com treinamentos, oficinas e reuniões, o principal fundamento do programa é capacitar as mulheres no desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas, visando alcançar posições de liderança e ocupar cargos estratégicos.

Objetivos Estratégicos:

8- Aperfeiçoar mecanismos de governança

9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas

Texto: Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)

Fotos: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

#ParaTodosVerem: A imagem mostra um auditório com várias pessoas sentadas, acompanhando uma apresentação. No palco, a palestrante Lúcia Barros está em pé, segurando um microfone e falando ao público. Ao fundo, há três bandeiras (Brasil, Tocantins e Palmas) posicionadas atrás de um púlpito transparente com o brasão da República. À direita, um telão exibe uma projeção com texto sobre liderança e serviço, destacando atributos como “escutar de fato”, “persuadir com inteligência” e “se comunicar bem”.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido