Servidora do TRE-TO participa do 4º Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário
Ação teve início nesta quinta-feira, 22.

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) está presente no 4° Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A jornalista e chefe da Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (Ascom) do Tribunal, Thaise Marques, participa do evento, que teve início nesta quinta-feira, 22, e encerra nesta sexta-feira, 23, na sede do CNJ, em Brasília.
A abertura foi realizada pelo presidente do CNJ e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. “É preciso fazer com que mentir volte a ser errado, para que as pessoas formem suas opiniões sobre fatos reais”, refletiu o ministro.
Barroso também destacou que a revolução tecnológica, marcada pela massificação da internet e das plataformas digitais, produziu três consequências relevantes: a chegada sem filtro da informação ao espaço público; uma imensa “tribalização” da vida; e uma crise no modelo de negócios da imprensa tradicional. “Nós passamos a viver o mundo das narrativas próprias, e cada tribo cria a sua própria”, salientou o ministro, alertando para as consequências desse fenômeno: “nessas narrativas, a mentira passa a ser uma estratégia política”.
Aprendizado e compartilhamento
Para a servidora Thaise Marques, é importante estar alinhada com as diretrizes nacionais do CNJ. "Este encontro permite aperfeiçoar o nosso conhecimento. Os profissionais que estão participando levam este aprendizado de volta para o seu órgão. Isso nos ajuda a melhorar a comunicação, a deixar tudo mais claro para a sociedade e ampliar o atendimento à imprensa. Isso fortalece o nosso trabalho e a imagem do Judiciário como um todo", destacou.
Profissionais da área de comunicação dos tribunais do país compartilham, nos dois dias de encontro, experiências e práticas, além de traçar estratégias para a construção de uma Justiça mais próxima, transparente, inclusiva e acessível.
Programação
A reunião já contou com painéis sobre estratégias de comunicação, dados e transparência no Poder Judiciário e linguagem simples, e ao longo desta sexta-feira, 23, serão oferecidas oficinas sobre comunicação digital e produção audiovisual, gestão de crises e comunicação interna e ágil. O evento encerra com painel sobre o futuro da comunicação na Justiça.
Confira a programação completa.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3 - Fomentar a educação política da sociedade
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO), com informações do CNJ.
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma sala de conferências ou auditório com várias fileiras de assentos ocupados por pessoas, a maioria prestando atenção ao que está sendo apresentado fora do campo da imagem. O ambiente é formal e parece se tratar de um evento profissional. Alguns dos participantes usam crachás de identificação pendurados no pescoço, indicando que fazem parte oficialmente do evento. Há uma diversidade de pessoas, com homens e mulheres de diferentes idades e estilos, vestindo desde ternos formais até roupas mais casuais elegantes. A sala tem paredes revestidas com painéis de madeira e tecido azul, iluminação embutida no teto e cadeiras acolchoadas cinza com números de assento visíveis, o que reforça a formalidade e organização do evento. Muitas pessoas estão com blocos de anotações ou cadernos, indicando que estão tomando notas.