TRE-TO participa de encontro nacional sobre prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação
Evento acontece nos dias 17 e 18, em Brasília, e reúne tribunais para discutir práticas, desafios e estratégias de proteção no ambiente de trabalho

Promover ambientes institucionais mais seguros e acolhedores exige diálogo constante. Com esse foco, acontece nos dias 17 e 18, em Brasília (DF), o Encontro Nacional das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) está representado pela ouvidora e presidente da Comissão do Tribunal voltada ao tema, juíza Silvana Maria Parfieniuk, acompanhada da assessora jurídico-administrativa da Presidência, Mayra Siqueira Araújo Costa, e da assessora da Ouvidoria, Monalisa Nascimento Miranda Cruz.
O evento reúne integrantes de tribunais de todo o país para fortalecer o trabalho das comissões, ampliar o diálogo sobre práticas de prevenção e aprimorar o atendimento em situações de assédio e discriminação. Ao longo dos dois dias, as participantes e os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, conhecer iniciativas adotadas por outras instituições e discutir formas de tornar os ambientes de trabalho mais seguros, acolhedores e respeitosos.
Programação
A programação do encontro inclui apresentação de caso concreto, mesa de abertura com autoridades do Judiciário, demonstração do aplicativo “Respeito em Jogo” e, no período da tarde dos dois dias, a realização de oficinas simultâneas sobre estudo de casos de assédio, saúde e acolhimento, impactos do assédio e da discriminação, além de debates sobre perspectivas interseccionais.
Confira programação completa
Objetivos Estratégicos
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
9 - Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Texto: Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra três mulheres posando juntas no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante o Encontro Nacional das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação. Da esquerda para a direita, estão a Mayra, a juíza Silvana ao centro e a Monalisa no canto direito. Todas usam crachás do evento. Ao fundo, duas telas exibem a identidade visual do encontro, com ilustrações de mãos erguidas em sinal de força e diversidade. O ambiente tem paredes de madeira, iluminação clara e o logotipo do CNJ na parede principal.

